Prefeitura diz que vai organizar festas de São Jorge no Rio

Secretaria de Ordem Pblica vai realizar operaes especiais para os eventos em Quintino, no subrbio, e na Praa da Repblica, no Centro da cidade

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Agência Rio - A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) do Rio, com o apoio da Guarda Municipal, montou um planejamento operacional para ordenar a Festa de São Jorge de 2012, que acontecerá neste fim de semana até segunda-feira, em Quintino e no Centro da Cidade.

O objetivo da fiscalização é fazer cumprir o Código de Posturas Municipais, coibindo o comércio ambulante irregular, fiscalizando o autorizado e reprimindo o estacionamento em local proibido, proporcionando ordenamento e mais tranquilidade para os fiéis que participarão dos festejos.

Para a Festa de Quintino, que acontece nos dias 21, 22 e 23, estarão em operação uma Tenda Gerencial, 16 barreiras operacionais e três comboios motorizados (18 viaturas) com 55 agentes da Coordenação de Controle Urbano da Seop e 259 guardas municipais (de controle urbano), divididos em turnos.

A Tenda Gerencial que controlará as ações de fiscalização durante a festa, estará montada na Rua Clarimundo de Melo, ao lado da Paróquia de São Jorge. As 16 barreiras operacionais, montadas nos principais acessos à Rua Clarimundo de Melo e no percurso da procissão, contarão com a presença de guardas municipais, terão como objetivo coibir a presença do comércio ambulante não autorizado durante o evento. Os três comboios motorizados com agentes da CCU e guardas municipais percorrerão as ruas Clarimundo de Melo, da República, Nerval de Gouveia e Garcia Pires.

Sessenta barracas de comércio ambulante padronizadas (3m X 3m, vermelhas) autorizadas pela Prefeitura estarão montadas ao longo da Rua Clarimundo de Melo, no trecho entre as ruas Saçu e Duarte Teixeira (junto ao muro da FAETEC), e poderão comercializar alimentos, bebidas, flores e artigos religiosos ligados ao evento.

Para a Festa do Centro, que acontece nos dias 22 e 23, haverá o mesmo padrão de fiscalização em Quintino e contará com uma Tenda de Gerenciamento montada na Praça da República em frente à Igreja de São Jorge. Serão montadas seis barreiras operacionais nas ruas transversais do Campo de Santana (trecho da Av. Pres. Vargas até à Frei Caneca).

Um comboio fará a fiscalização da Festa no Centro, que contará com a atuação de 48 agentes de CCU e 125 guardas municipais (18 viaturas), divididos em turnos. Serão 29 barracas de comércio ambulante autorizadas montadas no Centro. Elas estarão na Praça da República, entre as ruas da Alfândega e Buenos Aires e nos mesmos moldes e padrão das que estarão na Festa de Quintino.

"O objetivo da fiscalização é ordenar o espaço público proporcionando mais tranquilidade e organização para as pessoas que participam desta festividade religiosa tradicional e que faz parte do calendário da Cidade", disse Alex Costa, secretário de Ordem Pública.

Reboques da Seop darão apoio aos guardas municipais na fiscalização contra o estacionamento irregular nas regiões onde acontecerão os festejos de São Jorge. OBS: A Rua Clarimundo de Melo, em Quintino, fechará para o trânsito de veículos, sábado 21 de abril, às 18h.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email