Prefeitura inicia obra de Clínica da Família em Olaria
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, acompanhou o início das obras de uma Clínica da Família em Olaria, Zona Norte da cidade; em construção na Praça Clomir Teles Cerbino, a unidade contará com oito equipes de Saúde da Família e três de Saúde Bucal, beneficiando 24 mil moradores das comunidades Cariri e Esperança; atualmente, capital fluminense conta com 85 clínicas em 52 bairros, o que garante a mais de 50% da população carioca cobertura de atenção básica; até o final deste ano, o executivo pretende ampliar esse valor para 70%
Rio 247 - O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, acompanhou, na manhã desta terça-feira (23), o início das obras de uma Clínica da Família em Olaria, Zona Norte da cidade. Em construção na Praça Clomir Teles Cerbino, a unidade contará com oito equipes de Saúde da Família e três de Saúde Bucal, beneficiando 24 mil moradores das comunidades Cariri e Esperança. Atualmente, capital fluminense conta com 85 clínicas em 52 bairros, o que garante a mais de 50% da população carioca cobertura de atenção básica. Até o final deste ano, o executivo pretende ampliar esse valor para 70%.
"Quando a gente vê uma Clínica da Família saindo, temos a certeza de que estamos trabalhando por aqueles que mais precisam, nos esforçando para que as pessoas não fiquem doentes. E quando temos agentes de saúde visitando as residências e orientando os moradores, sabemos que 80% dos problemas de saúde estão sendo resolvidos com esse acompanhamento constante. Estamos avançando muito em atenção básica e, ainda esse ano, inauguraremos cerca de 40 clínicas", disse o prefeito.
Projeto inovador criado em 2009, as Clínicas da Família permitiram a expansão histórica da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município, de acordo com a prefeitura. Com a sua implantação, a cidade saiu de 3,5% de cobertura de saúde e se tornou, nos últimos anos, a capital responsável por mais da metade de todas as equipes de ESF criadas no País.
A futura clínica, cuja construção é de responsabilidade da Riourbe, fará parte da Área de Planejamento 3.1, formada pelos bairros de Bonsucesso, Brás de Pina, Complexo do Alemão, Cordovil, Ilha do Governador, Jardim América, Manguinhos, Maré, Olaria, Parada de Lucas, Penha Circular, Penha, Ramos e Vigário Geral. A região conta com 55,65% de cobertura de saúde da família. A SMS tem 41 unidades na área, sendo três hospitais, duas policlínicas, 10 clínicas da família, 18 centros municipais de saúde, cinco centros de atenção psicossocial, duas UPAs e uma Coordenação de Emergência Regional (CER).
Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, as clínicas têm o objetivo de "prevenir doenças, com um atendimento diferenciado em que cada família será sempre acompanhada pela mesma equipe de saúde". "Esperamos atender às expectativas dos moradores de Olaria, que em breve não vão mais precisar se deslocar para buscar atendimento", isse.
Nas clínicas da família os pacientes têm acesso a atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros. Para isso, oferecem consultórios, salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia, almoxarifado e uma unidade do Programa Academia Carioca.
