HOME > Sudeste

PSOL oficializa Tarcísio Motta como pré-candidato à prefeitura do Rio de Janeiro desestabilizando apoio à reeleição de Paes

Partido antecipou escolha de candidato um ano antes das eleições de 2024 e busca dissidências em partidos de esquerda aliados ao atual prefeito

Tarcísio Motta (Foto: FOTO: Divulgação)

247 - O PSOL lançou oficialmente, nesta terça-feira (5), o deputado federal Tarcísio Motta como seu pré-candidato à prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições municipais de 2024. A escolha antecipada demonstra a estratégia do partido de tentativa minar o apoio a outros partidos de esquerda ao atual prefeito, Eduardo Paes (PSD), que busca a reeleição e estendeu a mão a antigos rivais com inclinações mais à direita, como Marcelo Crivella, ex-prefeito e também deputado federal pelo Republicanos, destaca o jornal O Globo.

Tarcísio Motta emergiu como o escolhido após uma disputa interna com a deputada estadual Renata Souza e o deputado federal Glauber Braga. Ele agora se concentra em buscar lideranças de partidos como PT, PSB e PDT, que atualmente fazem parte da base de apoio de Paes, com o objetivo de fomentar descontentamentos internos e eventualmente conquistar alianças.

Ainda de acordo com a reportagem, uma das principais alegações da candidatura do PSOL é que a preferência de Eduardo Paes por Pedro Paulo (PSD) como vice-prefeito sugere uma falta de espaço real para a esquerda na administração municipal. Fontes próximas afirmam que Paes está articulando a inclusão de Pedro Paulo para garantir um aliado de confiança na chapa, com a possibilidade de renunciar à prefeitura em 2026, caso seja reeleito, para concorrer ao governo do estado.

O atual prefeito vem tentando montar uma coalizão que vai além da esquerda carioca, incluindo no seu governo partidos como União Brasil e Podemos. Tarcísio Motta criticou essa estratégia, afirmando que Paes está tentando resolver problemas criados por ele mesmo, como o colapso do BRT, e que busca uma aliança ampla não para se posicionar contra o fascismo ou o bolsonarismo, mas sim porque tem ambições pessoais de se tornar governador a qualquer custo, chegando a articular com Crivella.

A escolha de Tarcísio Motta como pré-candidato pelo PSOL recebeu a aprovação de 64% dos votos dos delegados eleitos nas plenárias municipais para participar da convenção do partido. Além dos partidos de esquerda atualmente aliados ao Paes, o PSOL planeja abrir diálogo com PCdoB, PV, PCB e Unidade Popular, todos atualmente federados ao PT, assim como com a Rede, que compartilha uma federação com o PSOL, tornando-se parte do processo de escolha do candidato. A sigla Rede é atualmente dirigida por Heloísa Helena.