PT volta a mostrar força eleitoral na região do ABCD Paulista
Depois da derrota em 2016, quando pela primeira vez o PT não conseguiu eleger nenhum prefeito no ABCD Paulista em seu berço, partido recupera força e elege prefeitos de Diadema e Mauá
247 - No resultado do PT nas eleições municipais de 2020, destacam se duas vitórias, que marcam a volta do partido à região do ABCD Paulista.
O ex-prefeito José de Filippi foi eleito para seu quarto mandato em Diadema. Em Mauá, o vereador Marcelo Oliveira (PT) derrotou o candidato à reeleição Atila Jacomussi (PSB).
Assim, o partido avança em relação 2016, quando conseguiu eleger apenas um prefeito na região metropolitana de São Paulo —em Franco da Rocha—, mas nenhum na região do ABCD, seu berço político, destaca a jornalista Géssica Brandino na Folha de S.Paulo.
Em 2020, Filippi liderou as pesquisas e conseguiu quase 46% dos votos no primeiro turno realizado no dia 15, o melhor desempenho do PT na Grande São Paulo naquela etapa do pleito, contra 15% de Taka, que também disputou a prefeitura da cidade em 2016.
Com população estimada em cerca de 427 mil habitantes, Diadema tem a segunda maior densidade demográfica do país, atrás apenas de Taboão da Serra.
Em Mauá, o PT recebeu 50,74% dos votos contra 49,26% do atual mandatário da cidade, do PSB. A vice da chapa de Oliveira é Celma Dias (PT), casada com o ex-prefeito Oswaldo Dias.
O resultado é uma virada em relação ao primeiro turno do dia 15, quando Atila, que teve o mandato marcado por duas prisões e suspeitas de corrupção, terminou como mais votado com 36% dos votos, contra quase 20% de Oliveira.
