Rio inicia Operação Lei Seca com novos balões de ar quente

Os voos, que so gratuitos e operados entre as 18h e 0h, fazem parte da campanha da Secretaria de Governo do Estado; alm disso, haver outras aes, como distribuio de adesivos e ventarolas para os folies, e boias-blimps flutuantes na Lagoa Rodrigo de Freitas

Agência Rio _O balão de ar quente da Operação Lei Seca, que fez sucesso no período das festas de fim de ano, volta à Praia de Copacabana - Zona Sul do Rio - a partir desta sexta-feira (17). Os voos, que são gratuitos e operados entre as 18h e 0h, fazem parte da campanha da Secretaria de Governo do Estado do Rio de Janeiro para conscientizar a população dos riscos de dirigir após ingerir bebida alcoólica. Além do balão, a Operação Lei Seca programou outras ações para este Carnaval, como homens-balão nos blocos de rua, distribuição de adesivos e ventarolas para os foliões, e boias-blimps flutuantes na Lagoa Rodrigo de Freitas.

O balão de ar quente será montado numa área isolada de 50 x 50 metros na areia de Copacabana, em frente à Rua Princesa Isabel. A capacidade é de até três pessoas por viagem e o voo tem duração média de três minutos. Ao fim da experiência, os participantes ganharão uma camiseta especial da Operação Lei Seca de Carnaval.

"O balão é o grande símbolo da Operação Lei Seca e este balão de ar quente vai fazer com que as pessoas se sintam parte dela. Além dos cariocas, os turistas terão a possibilidade de conhecer a ação que tem como objetivo tornar o trânsito mais seguro", afirma o coordenador da Operação,major Marco Andrade.

Boias-blimps na Lagoa e ação no Sambódromo

A Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos cartões-postais do Rio de Janeiro, recebeu na noite desta quinta-feira (16/02), oito boias-blimps iluminadas. Feitas de lona plástica, elas têm cinco metros de diâmetro e permanecerão flutuando até o dia 23 em diferentes pontos da lagoa, próximas às avenidas Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros. Outros 16 blimps serão amarrados aos postes da orla de Copacabana, Ipanema e Leblon a partir desta sexta-feira (17/02). A ação de conscientização também será promovida no Sambódromo. Dentro da Praça de Alimentação, haverá um quiosque onde agentes da Operação Lei Seca e cadeirantes informarão aos foliões sobre os perigos da combinação de álcool e direção.

Homens-balão nos blocos carnavalescos

A ação também contará com a participação de promotores vestidos com o balão característico da Operação Lei Seca, os homens-balão. Duas equipes com 11 promotores de eventos ficarão em diferentes pontos do mesmo bloco carnavalesco para distribuir ventarolas e adesivos com a marca do projeto. Cadeirantes também estarão nos blocos, ajudando no trabalho de conscientização. Além disso, bolas infláveis, características da Lei Seca, serão jogadas para a multidão dentro de cada bloco de Carnaval.

Fiscalização reforçada

A fiscalização no trânsito também será intensificada e todo o efetivo ficará mobilizado para combater a imprudência dos motoristas. Entre os dias 17/02 (sexta-feira) e 26/02 (domingo), 200 agentes — entre funcionários da Secretaria de Governo, da Polícia Militar e do Detran — estarão nas ruas, divididos em sete equipes para cada dia. No total, serão realizadas 76 blitzes.

Conheça a TV 247

Mais de Sudeste

Ao vivo na TV 247 Youtube 247