Rio: Tropa de Choque prende mais de 40 em protesto
Ato pelo Dia dos professores terminou em confronto com a polícia; grupos de mascarados, muitos deles ligados ao Black Bloc, incendiaram uma viatura da Polícia Militar e depredaram um micro-ônibus da PM ; várias ruas foram interditadas; a Pinheiro Machado, onde fica o Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, no bairro de Laranjeiras, foi bloqueada
Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Pelo menos 45 pessoas foram detidas pela Polícia Militar (PM) nas ações de quebra-quebra e depredações ocorridas na noite de ontem (16), após os protestos do Dia do Professor, ocorridos em várias áreas da região central da cidade e bairros próximos. O balanço do número de detidos é do Instituto de Defensores de Direitos Humanos (DDH).
De acordo com o advogado Felipe Coelho, que está prestando assistência aos detidos, "somente na 17ª Delegacia Policial [DP], no bairro de São Cristóvão, na zona norte da cidade, há pelo menos 30 detidos, a maioria adolescentes". Ele disse ainda que mais detidos foram levados para a 5ª DP, na Avenida Mem de Sá, na Lapa; para a 19ª DP, na Tijuca; e para a 12ª DP, em Copacabana.
O número de detidos deve aumentar, pois a Tropa de Choque isolou nas escadarias do Palácio Pedro Ernesto, na Cinelândia, dezenas de jovens que estão sendo revistados e quase todos colocados em dois micro-ônibus da PM e em um ônibus e levados detidos para várias delegacias. Quando os ônibus começaram a deixar o local, um grupo de manifestantes tudo tentou impedir a saída dos veículos, mas foram dispersados por bombas de gás.
Violência
Vladimir Platonow*
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – Uma viatura da Polícia Militar (PM) foi incendiada pelos manifestantes, nas proximidades da Rua Cândido Mendes, no bairro da Glória, na zona sul. Antes, um micro-ônibus da PM fora depredado, na Rua Santa Luzia, no centro.
Por volta das 22h a situação continuava fora de controle na região central da cidade, com diversos grupos de manifestantes mascarados, muitos deles ligados ao Black Bloc, sendo dispersados com uso de bombas de gás pela Tropa de Choque, mas se reagrupando em seguida.
Por causa da confusão, várias ruas foram interditadas, pois grupos de manifestantes se espalhavam pelos bairros da região, entre eles a Lapa. A Rua Pinheiro Machado, onde fica o Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, no bairro de Laranjeiras, foi bloqueada.
No local, além de grades, dezenas contingente de policiais protegem o prédio.
A todo o momento, os policiais abordam algumas pessoas, que são revistadas. Fogueiras feitas com sacos de lixo, caixas de madeira e até móveis de lojas depredadas queimam no meio da rua. O homens do Corpo de Bombeiros observam o fogo, mas só agem quando a polícia garante segurança.
*Colaboraram: Paulo Virgílio Preard e Vinícius Lisboa
Edição: Aécio Amado