HOME > Sudeste

Roubos em Copacabana sobem 213% em 2 anos

O crime de roubo bateu o recorde em abril no Rio, com 12.089 casos, de acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP); no bairro de Copacabana, zona sul da capital carioca, aumento foi de 213% em dois anos, ao passar de 165 para 516 roubos, na comparação entre os quatro primeiros meses de 2015 e de 2017

O crime de roubo bateu o recorde em abril no Rio, com 12.089 casos, de acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP); no bairro de Copacabana, zona sul da capital carioca, aumento foi de 213% em dois anos, ao passar de 165 para 516 roubos, na comparação entre os quatro primeiros meses de 2015 e de 2017 (Foto: Leonardo Lucena)

Rio 247 - O crime de roubo bateu o recorde em abril no Rio, com 12.089 casos, de acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP). No bairro de Copacabana, zona sul da capital carioca, aumento foi de 213% em dois anos, ao passar de 165 para 516 roubos, na comparação entre os quatro primeiros meses de 2015 e de 2017. O delegado Gabriel Ferrando, responsável pela área, explica que não se pode levar em consideração os números sem analisar outros dados sobre o bairro.

"Copacabana tem uma população flutuante muito grande, que recebe diariamente um grande fluxo de visitantes que vão para a praia, de turistas e de pessoas que são atraídas para grandes eventos, como competições e shows na areia. E local com grande concentração de pessoas é um atrativo para ladrões. Principalmente quando o lugar vive cheio de turistas, que têm um poder aquisitivo mais elevado". Isso explica parte do número elevado de roubos", disse Ferrando, acrescentando que os roubos de rua correspondem 30% dos registros diários na delegacia. Os relatos foram publicados no G1.

De acordo com o delegado, boa parte das vítimas é turista, que não passa em média quatro dias na cidade. Como consequência, o roubo acaba subnotificado. Ferrando destacou que os turistas desconhecem o programa Delegacia Virtual e não querem perder um dia da viagem numa delegacia.

Ele citou como outros dois fatores que contribuem para o aumento de crimes em Copacabana a facilidade de deslocamento até o bairro e o policiamento nos bairros vizinhos.

Outros também registraram alta de assaltos neste ano. Em Ipanema, o aumento foi de 78%, ao passar de 129, entre janeiro e abril de 2015, para 230, no mesmo período deste ano. No Leblon (14ª DP), o crescimento foi de 41% (441 para 624 ocorrências).