HOME > Sudeste

Samarco, responsável por barragem de Mariana, recebe licença para voltar a operar

Depois de soterrar quase uma cidade inteira e matar um rio, a mineradora Samarco recebeu licença do governo para voltar a operar. A licença foi dada para o complexo de Germano, em Mariana (MG), onde ficava a barragem do Fundão que, em 2015, se rompeu, deixando 18 mortos, um desaparecido e um rastro de destruição

Samarco, responsável por barragem de Mariana, recebe licença para voltar a operar (Foto: REUTERS/Washington Alves)

247 - Depois de soterrar quase uma cidade inteira e matar um rio, a mineradora Samarco recebeu licença do governo para voltar a operar. A licença foi dada para o complexo de Germano, em Mariana (MG), onde ficava a barragem do Fundão que, em 2015, se rompeu, deixando 18 mortos, um desaparecido e um rastro de destruição.

A reportagem do jornal Folha de S. Paulo destaca que "a Samarco é controlada pela mineradora anglo-australiana BHP Billiton e pela Vale, dona de outra barragem rompida na mesma região neste ano, em Brumadinho (MG), tragédia que deixou 270 mortos."

A matéria ainda sublinha que "a licença de operações corretivas foi dada pela Câmara de Atividades Minerárias do Copam (Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas Gerais). A licença teve dez votos a favor, um contra e uma abstenção. A Semad (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) emitiu parecer favorável ao retorno das atividades ao fim da análise do processo. A votação foi retomada nesta sexta-feira (25), depois que entidades pediram vistas no último dia 11."