“Só abro mão da minha cota quando os brancos abrirem mão de suas heranças”, afirma Patrícia Félix

A advogada, pedagoga e conselheira tutelar no Rio de Janeiro Patrícia Félix falou à TV 247 sobre a necessidade de usar a educação para tornar a sociedade mais igual e “equalizar” os direitos de todos os povos. Assista

www.brasil247.com - Patrícia Félix
Patrícia Félix (Foto: Reprodução)


247 - A advogada, pedagoga e conselheira tutelar Patrícia Félix, do Rio de Janeiro, falou à TV 247 que é possível, por meio da educação e principalmente da valorização dos saberes, “equalizar” o combate ao racismo de forma a tornar a sociedade mais igual.

Para Patrícia, pré-candidata a vereadora pelo PSOL, reparar os danos históricos causados pelo racismo e pela perseguição contra o povo preto deve demorar muito, mas é necessário e possível diminuir as desigualdades atuais por meio do ensino. “Tem uma máxima assim, ‘ninguém nasce racista’, mas o racismo é herdado. Quando você na cama de um hospital está parindo e toma menos anestesia porque ainda no imaginário a gente resiste a dor, é uma crueldade com o corpo da mulher preta, e a gente tem um outro lado que já nasce com privilégio. Eu acredito muito na força da educação, e acredito lógico na força da educação formal, da educação acadêmica, que é importante, mas também na valorização dos saberes”. 

“Então eu acredito que a gente vai conseguir equalizar, reparar danos vai demorar muito. Eu falo assim: eu só abro mão da minha cota se o branco abrir mão da herança dele. Se ele abrir mão da herança dele, eu abro mão da minha cota. A minha cota foi fruto da minha luta, a herança dele foi fruto de roubo e sangue do meu corpo. Não tem negociação, mas acredito que a gente consiga equalizar trabalhando essa questão educacional, tanto da elite quanto da negritude”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em resposta à fala das cotas, a advogada Tamires Sampaio, que também participou do debate no programa Giro das 11, acrescentou: “mais ainda, só abrimos mão de nossa cota e das ações afirmativas daqui a 500 anos e se os brancos abrirem mão de suas heranças pelo mesmo prazo”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inscreva-se na TV 247 e assista à fala de Patrícia Félix na íntegra: 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cortes 247

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
WhatsApp Facebook Twitter Email