Terceira UPP do Alemão chega com 250 homens

Unidade do Adeus e da Baiana foi entregue na manhã desta quinta; serão oito no total, para formar cinturão de segurança na zona norte do Rio; comandante passou por três UPPs; Exército continua até junho na área

Stephania Mello_247 – A terceira Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Complexo do Alemão foi entregue nesta sexta-feira (11) aos moradores das comunidades do Adeus e da Baiana, no bairro de Bonsucesso, zona norte do Rio. Mais 250 policiais militares vão patrulhar a área, juntamente com os outros homens que estão, desde 18 de abril, nas comunidades Nova Brasília e Fazendinha, para oferecer mais segurança aos oito mil moradores das regiões.  O governador Sérgio Cabral creditou ao enfrentamento da violência, a responsabilidade pelo aumento nos números de empregos gerados no Estado, durante a cerimônia, pela manhã.  O plano da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) é instalar, no total, oito unidades nos complexos do Alemão e da Penha. Esta é a 23ª UPP do Rio.

Para o governo estadual, a reconquista dessa região pelo poder público, iniciada no histórico novembro de 2010,  pavimenta, através da manutenção da segurança e da instalação das UPPs, a volta da prosperidade a essas comunidades, esvaziadas nos últimos anos por fechamento de várias grandes fábricas que davam empregos aos moradores, como a CCPL, a Poesi e a Coca-cola.

“Por falar em empregos, há três dias foram divulgados os dados consolidados de março nas seis maiores regiões metropolitanas do país em que, 66% dos empregos gerados, foram no Rio de janeiro. Isso tem a ver com paz, com gestão e com os avanços que estão acontecendo. A UPP terá um papel muito grande de mediar conflitos, mas também poderá ajudar muito na reconstrução dessa região que foi abandonada nos últimos 30 anos e não estará mais sozinha, pois através dela virão a educação, o desenvolvimento econômico e projetos e ações da Prefeitura”, declarou Cabral.

Policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque (BChoque) substituem gradualmente as tropas do Exército que, desde novembro de 2010, mantêm a paz e a segurança nos dois complexos de comunidades, preparando a população para receber a UPP. As forças federais deixarão definitivamente os complexos do Alemão e da Penha no fim de junho. 

A UPP do Adeus estará, sob comando do capitão Vinicius Oliveira Apolinário, que foi sub-comandante das UPPs Mangueira, Santa Marta e Fazendinha. A nova unidade atenderá também os moradores do Morro do Piancó e das subcomunidades do Itararé e de Horácio Picorele. O local escolhido para sediar a UPP Adeus/Baiana foi a Estação Adeus do Teleférico, que está em fase de construção. A base provisória funcionará em um contêiner na Rua Ozéas Mota, no condomínio Jardim Itaoca. 

“O maior desafio, quando a gente chega, é adquirir a confiança da comunidade. Conseguindo isso, as outras coisas ficam facilitadas. Por isso, nossa primeira iniciativa será trazer a comunidade para o nosso lado”, disse o comandante Apolinário.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247