UPPs tem potencial turístico, avalia Sebrae
Levantamento aponta roteiros de turismo e preparao de moradores com perfil empreendedor para implantao de aes para atrair visitantes; estudo j foi concludo no Complexo do Alemo; outras duas comunidades sero analisadas nos prximos meses
247 - O Sebrae no Rio avalia que comunidades pacificadas na cidade têm potencial turístico, com capacidade para geração de renda dos moradores. Um levantamento dos principais pontos turístico que podem ser explorados já foi feito no Complexo do Alemão; no Chapéu Mangueira estudo foi iniciado em março e na comunidade Pavão-Pavãozinho começa maio. Após mapeamento, pequenos empresários e moradores participarão de treinamento em cursos de turismo receptivo e gestão de negócios.
A parceria entre a Secretaria de Turismo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ), também garante atualização do levantamento na Rocinha, realizado entre 2009 e 2010.
O objetivo é minimizar o comércio irregular e criar condições para geração de trabalho e renda aos moradores das comunidades. "Nossa expectativa é que possamos ter um ‘boom’ econômico nestas áreas que estamos trabalhando.", disse Ronald Ázaro, secretário de Turismo do município. Segundo ele, o Sebrae aponta que há curiosidade e grande procura por informações pelos moradores.
Os levantamentos vão identificar os pontos turísticos, eventos culturais, religiosos, além de albergues, moradores que hospedam visitantes, uma roda de samba, por exemplo, uma vista deslumbrante, entre outros atrativos que possam ser incluídos nos roteiros turísticos.
De acordo com o analista do setor de desenvolvimento de empreendedorismo nas comunidades pacificadas do Sebrae-RJ, José Luiz de Souza Lima, os mapeamentos concluídos serão apresentados aos moradores identificados como sendo pessoas com perfil empreendedor.
No Complexo do Alemão, que tem o levantamento finalizado, há proposta de roteiros no interior das áreas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: