CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Sul

Deputados aprovam projeto que coloca RS em estado de calamidade pública até 2026

A proposta dispensa o governo estadual de cumprir metas fiscais

Imagem Thumbnail
Área inundada ao redor da prefeitura de Porto Alegre (RS) (Foto: Diego Vara / Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou nesta terça-feira (14) uma proposta que dispensa o governo estadual de cumprir metas fiscais e outras restrições orçamentárias nos próximos dois anos, em resposta à crise desencadeada pelas enchentes no estado. 

O texto coloca o Rio Grande do Sul em estado de calamidade pública até junho de 2026. O projeto de decreto legislativo foi encaminhado pelo governo de Eduardo Leite (PSDB) à Assembleia na última sexta-feira (10) e tramitou em caráter de urgência.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A sessão foi realizada online e vários parlamentares enfrentaram problemas para acessar a videoconferência por conta de falhas na internet. O quórum mínimo para a votação era de 16 deputados, e a proposta precisava do apoio de metade dos presentes. O projeto foi aprovado com 53 votos.

De acordo com o governo do estado, o objetivo da medida é “atenuar os efeitos negativos da catástrofe ocorrida para a economia”. A proposta ainda estabelece que o estado de calamidade pode ser prorrogado caso o governador faça um novo pedido. Caberá à Assembleia, então, avaliar se o projeto deverá ser estendido. (Com informações do UOL).

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Relacionados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO