Ex-vereador é condenado à prisão por racismo contra bancada negra de Porto Alegre
Valter Nagelstein (PSD) foi condenado a dois anos de prisão e poderá ficar inelegível depois de áudios sobre a bancada negra após a eleição de 2020
247 - A 3ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul condenou nesta quarta-feira (9), a dois anos de prisão, o ex-vereador de Porto Alegre (RS) Valter Nagelstein (PSD) por racismo. Cabe recurso da decisão.
De acordo com um áudio vazado no dia seguinte ao primeiro turno das eleições de 2020, ele afirmava que a nova bancada negra de Porto Alegre eram "vereadores sem nenhuma tradição política, sem nenhuma experiência, sem nenhum trabalho e com pouquíssima qualificação formal".
O Ministério Público (MP-RS) denunciou o parlamentar em abril do ano passado. A denúncia do MP-RS contra o ex-vereador se deu a pedido do Movimento Negro Unificado (MNU).
A bancada negra de Porto Alegre é formada pelas vereadoras Laura Sito (PT), Bruna Rodrigues (PCdoB), Daiana Santos (PCdoB), Karen Santos (PSOL) e pelo vereador Matheus Gomes (PSOL), que protocolaram um boletim de ocorrência.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
