CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Sul

Explode refinaria da Petrobras no Paraná

Explosão teria ocorrido na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, região metropolitana de Curitiba; estatal confirma princípio de incêndio, mas informa que "não houve feridos nem danos ambientais, e que o abastecimento ao mercado não será afetado"

Explosão teria ocorrido na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, região metropolitana de Curitiba; estatal confirma princípio de incêndio, mas informa que "não houve feridos nem danos ambientais, e que o abastecimento ao mercado não será afetado" (Foto: Leonardo Lucena)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Blog do Esmael - O Sindicato dos Trabalhadores da Petrobras no Paraná e Santa Catarina (Sindipetro) informa que houve uma explosão na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, região metropolitana de Curitiba, na noite desta quinta (28) e as chamas só foram controladas no início desta sexta (29).

Segundo Anselmo Ruoso, diretor do sindicato, em conversa com este blogueiro, as causas deste novo acidente tem a ver com a precarização do trabalho na Petrobras. A Repar tem 2 mil trabalhadores, sendo que mil são do quadro próprio e outros mil são terceirizados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em nota, o Sindipetro informa que o acidente aconteceu na Unidade de Destilação e que há risco de contaminação do rio Barigui e de desabastecimento do mercado com combustível.

O presidente do Sindipetro, Silvaney Bernardi, diz que o acidente já era anunciado. Em agosto passado, a entidade foi ao Ministério Público do Trabalho denunciar a situação de precariede e de risco na refinaria.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 16 de julho de 2000, quatro milhões de litros de óleo foram despejados nos rios Barigüi e Iguaçu, no Paraná, por causa de uma ruptura da junta de expansão de uma tubulação da mesma Repar. O acidente levou duas horas para ser detectado, tornando-se o maior desastre ambiental provocado pela Petrobras em 25 anos. A empresa foi condenada a partir de relatório do Crea (Conselho Regional de Engenharia do Paraná), que, na época, já apontava a questão das terceirizações como uma das causas do desastre ambiental.

Leia abaixo reportagem da Agência Brasil sobre o assunto:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Petrobras diz que incêndio em refinaria paranaense não afetará abastecimento

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Petrobras confirmou a ocorrência de um princípio de incêndio na unidade de destilação da Refinaria Presidente Getulio Vargas, em Araucária (PR). A estatal diz que o incidente ocorreu às 22h30 na noite de ontem (28) e que "não houve feridos nem danos ambientais, e que o abastecimento ao mercado não será afetado".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em nota, empresa informou que as causas do incêndio estão sendo apuradas, e que a unidade de destilação (onde o óleo cru passa pelo primeiro refino) encontra-se paralisada para avaliação técnica.

A Petrobras não confirma que o incêndio tenha ocasionado uma explosão na refinaria de Araucária, localizada na região metropolitana de Curitiba, conforme o Sindicato dos Petroleiros do Paraná e de Santa Catarina.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não confirmou também a informação do sindicato de que a produção esteja paralisada ou que outras unidades tiveram de interromper suas atividades ou operam apenas com o estoque existente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO