HOME > Sul

Itaipu retoma encontros dos Núcleos de Cooperação Socioambiental com oficinas e ações em rede

Programação inclui capacitação de jovens e lideranças locais em 21 cidades do Paraná e MS, com foco em comunicação, sustentabilidade e participação social

Itaipu retoma encontros dos Núcleos de Cooperação Socioambiental com oficinas e ações em rede (Foto: Divulgação )

247 - A Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec darão início, em agosto, a uma nova rodada dos encontros presenciais dos Núcleos de Cooperação Socioambiental. Segundo informações divulgadas pela assessoria da Itaipu, o 5º ciclo dos encontros começa no dia 5 de agosto, em Altônia (PR), e segue até o fim de setembro, passando por todas as regiões do Paraná e pelo sul do Mato Grosso do Sul. A programação busca fortalecer as redes locais de mobilização socioambiental por meio de oficinas, capacitações e workshops.

O primeiro workshop será voltado à Avaliação e Monitoramento das ações dos núcleos, com foco em indicadores e métodos de coleta de dados. Em paralelo, jovens estudantes do Ensino Médio participarão de uma oficina de Formação Midiática e Educomunicação, com o objetivo de prepará-los para o enfrentamento da desinformação, especialmente no contexto das mudanças climáticas.

“A cada etapa, os núcleos demonstram mais maturidade e protagonismo. Já estruturaram Grupos de Trabalho, definiram prioridades e agora avançam na execução das propostas”, destacou Enio Verri, diretor-geral da Itaipu Binacional. Para ele, esta nova fase marca a consolidação dos grupos como agentes de transformação: *“É uma fase importante dos núcleos, pois ganham experiência de gestão para atuarem unidos na busca de soluções dos problemas até agora identificados nos territórios”*, afirmou.

Além dos encontros presenciais, os integrantes seguem ativos em suas regiões, desenvolvendo projetos e promovendo articulações com entidades locais. Wagner Basílio, tesoureiro da Associação dos Negros Procopenses e membro do núcleo do Norte Pioneiro, compartilhou suas impressões: *“Estamos tendo reuniões extremamente produtivas, com o afunilamento das ideias para a execução dos projetos. Conseguimos aproximar mais as entidades e as pessoas da região que estão envolvidas”*.

No Oeste do Paraná, a professora Natássia Jersak Cosmann, do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Cascavel, destacou o avanço dos Grupos de Trabalho: *“Foi um momento decisivo, em que as ideias levantadas nos encontros anteriores foram consolidadas. O grupo avançou na definição de apostas estratégicas, considerando a viabilidade e os recursos disponíveis”*, relatou.

Já no Sudoeste paranaense, Inácio Werle, presidente da Assesoar (Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural), reforçou o compromisso das lideranças com os resultados: *“O Núcleo traz, cada vez mais, um compromisso com essas ações. Nos reforça a grande importância de pensar essas prioridades e poder desenvolver essa ação da melhor forma, com os melhores resultados”*, disse.

Calendário dos encontros

As atividades presenciais ocorrerão em 21 municípios: Altônia (05/08), Campo Mourão (06/08), Cascavel (07/08), Curitiba (19/08 e 03/09), Dourados/MS (19/08), Telêmaco Borba (20/08), Coronel Sapucaia/MS (20/08), Siqueira Campos (21/08), Maringá (02/09), Pontal do Paraná (02/09), Paranavaí (03/09), Cidade Gaúcha (04/09), São Mateus do Sul (04/09), Dois Vizinhos (09/09), Cornélio Procópio (23/09), Imbituva (23/09), Arapongas (24/09), Boa Ventura do São Roque (24/09), Borrazópolis (25/09) e Candói (25/09).

Sobre os Núcleos de Cooperação Socioambiental

Criados em 2024, os 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental fazem parte do programa **Itaipu Mais que Energia**, em parceria com o Itaipu Parquetec. A iniciativa está alinhada com as diretrizes do Governo Federal para o meio ambiente e a transformação social, abrangendo os 399 municípios do Paraná e 35 do sul de Mato Grosso do Sul.

Baseados na metodologia da governança participativa, os núcleos atuam como espaços de escuta ativa, formação e articulação interinstitucional. A proposta é mobilizar coletivamente as instituições e lideranças locais para promover um futuro sustentável e a melhoria da qualidade de vida nas comunidades atendidas.