HOME > Sul

Jacaré é encontrado morto preso a pneu em lagoa do Rio de Janeiro

Órgãos destacaram que "realizam vistorias e fiscalizações em todo o complexo lagunar de Jacarepaguá"

Jacaré é encontrado morto em um pneu na Lagoa de Jacarepaguá (Foto: Reprodução)

247 - Na Lagoa de Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro, um triste cenário chamou a atenção: um jacaré morto, preso a um pneu. A cena, emblemática das consequências da poluição na região, foi registrada pelo pescador João Batista Caiera. Ele, que depende da lagoa para sua subsistência, lamenta a crescente deterioração da qualidade da água, que tem prejudicado não só a pesca, mas também a fauna local.

“Tava pescando, daí encontramos com ele, entendeu? A gente fica triste né, porque é uma coisa da natureza, uma coisa meio complicada, né? Peixe podre, água fedendo, essa poluição está acabando com a nossa lagoa, infelizmente”, desabafou João Batista em entrevista ao G1.

O complexo lagunar da Baixada de Jacarepaguá compreende diversas lagoas, incluindo as de Jacarepaguá, do Camorim, das Taxas, da Tijuca e de Marapendi. Diante do crescente problema da poluição na região, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informaram que têm intensificado esforços para combater o problema.

Em nota oficial, os órgãos destacaram que "realizam vistorias e fiscalizações em todo o complexo lagunar de Jacarepaguá a fim de verificar possíveis irregularidades, descartes ilegais de resíduos e atividades poluidoras nos corpos hídricos". Acrescentaram ainda que em situações de irregularidades, os responsáveis, sejam eles empresas ou indivíduos, são devidamente autuados ou multados.

Como parte das ações de combate ao problema, foi ressaltado que foram instaladas cinco ecobarreiras, que têm o papel de reter resíduos sólidos, auxiliando na preservação dos corpos hídricos da região.