Lula visita Santa Catarina para inauguração de obra viária e lançamento de navio de guerra
Eventos acontecem nesta sexta-feira em Florianópolis e Itajaí
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará em Santa Catarina nesta sexta-feira (9) para participar da inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis, seguida pelo lançamento do novo navio de guerra da Marinha, em Itajaí, no Litoral Norte.
Esta visita marca a primeira vez que Lula retorna ao estado em seu atual mandato. A última visita ocorreu em 2022, durante um comício do Partido dos Trabalhadores em Florianópolis, antes das eleições. Em 2010, como chefe de estado, Lula esteve em Santa Catarina para inaugurar a duplicação da BR-101 Sul e também visitou o Porto de Itajaí.
A inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis está agendada para às 10h. Este contorno, com pistas duplas, visa reduzir em 1h20 o tempo de travessia na região, beneficiando nove municípios, diz o g1. O projeto, considerado a maior obra de infraestrutura rodoviária do país pelo governo federal, está atrasado há 12 anos.
Com 50 quilômetros de extensão, o contorno inclui quatro túneis, seis trevos e sete pontes, e foi projetado para desviar o tráfego da BR-101. Espera-se que o desvio impacte cerca de 30 mil veículos por dia. A cerimônia será realizada em Palhoça e contará com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.
O lançamento do novo navio da Marinha, previsto para às 12h em Itajaí, marca a primeira produção de fragatas em Santa Catarina. O navio, batizado de "Fragata Tamandaré", é o primeiro de quatro embarcações do gênero que serão produzidas no estado e deve ser incorporado à Marinha em 2025. As demais embarcações, Jerônimo Albuquerque, Cunha Moreira e Mariz e Barros, têm entrega programada para 2026, 2027 e 2028, respectivamente. Com 107,2 metros de comprimento e 3,5 mil toneladas, a Fragata Tamandaré possui pista para pouso de aeronaves e acomoda uma tripulação de 130 militares. A construção do navio começou em 2022.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: