Movimento protesta por feriado da Consciência Negra em Curitiba
Cerca de 100 ativistas fizeram uma manifestação em frente ao Tribunal de Justiça do Paraná, nesta tarde, contra liminar concedida pelo Órgão Especial da corte suspendendo o feriado, previsto para o próximo dia 20; entidades do Movimento Negro dizem que a decisão contra o dia de Zumbi dos Palmares foi tomada porque o tribunal é formado por brancos
Blog do Esmael - Cerca de 100 ativistas do Movimento Negro fizeram uma manifestação neste terça (12), em Curitiba, em frente ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), contra liminar concedida pelo Órgão Especial daquela corte suspendendo o feriado da Consciência Negra que era previsto para o próximo dia 20 de novembro.
O protesto é inédito porque nunca antes as decisões dos desembargadores do TJPR foram alvo de questionamento público.
Integrantes das entidades que organizaram a manifestação de hoje afirmam que a decisão contra o feriado de Zumbi dos Palmares foi tomada porque o tribunal é formado por brancos.
No último dia 4 de novembro, a pedido da Associação Comercial do Paraná (ACP) e do Sinduscon, o TJPR defenestrou a data comemorativa dos negros acatando argumento que traria prejuízo de R$ 160 milhões ao comércio da capital paranaense.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Salamuni (PV), que sancionou a lei, disse que levará na quinta (14) a questão do feriado da Consciência Negra ao Superior Tribunal Federal (STF).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: