HOME > Sul

No RS, casos de coronavírus entre jovens atingem maior patamar desde o início da Covid-19

O Rio Grande do Sul fechou novembro com quase 70 mil infectados pela pandemia, um número recorde de casos de coronavírus em um mês

UTI de hospital em Porto Alegre (RS) em meio à pandemia de coronavírus (Foto: REUTERS/Diego Vara)

247 - O Rio Grande do Sul fechou novembro com número recorde de casos de coronavírus em um mês: 69,8 mil. Somadas, duas faixas etárias (15 a 19 anos e 20 e 29 anos) registraram 17 mil casos no mês passado, o maior índice desde o início da pandemia, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde. O número representa 24% do total de infectados, ou uma em cada cinco ocorrências no Estado. 

Novembro terminou com alta de 5,4% nas ocorrências na comparação com agosto, quando o estado atingiu o ápice da pandemia (66,2 mil casos). As estatísticas foram publicadas pelo Gaúcha Zero Hora

Analistas apontaram alguns motivos para o aumento do número de casos, como a flexibilização do distanciamento social, esgotamento mental da população e a falsa sensação de que a doença estava sob controle.

"Em paralelo a tudo isso, as medidas de proteção individuais, como o uso da máscara e do álcool em gel, foram relaxadas", disse Paulo Gewehr Filho, médico infectologista do Hospital Moinhos de Vento.

Com um governo federal negacionista da pandemia, o Brasil corre sério risco de ficar para trás na corrida pela produção e distribuição de vacinas. O País não fechou acordos com as candidatas de maior eficácia apresentada como as das farmacêuticas americanas Pfizer e Moderna (95% e 94,1%, respectivamente).