Núcleos socioambientais ampliam ações no Sul do país com oficinas, seminários e projetos comunitários
Iniciativa da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec mobiliza municípios do Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul em torno dos ODS
247 - Os Núcleos de Cooperação Socioambiental terão um segundo semestre de intensa programação voltada ao fortalecimento das comunidades e ao alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). De acordo com informações da Itaipu Binacional, publicadas em seu portal oficial, as atividades incluem encontros presenciais, oficinas, seminários e webinários em diferentes cidades do Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul.
As ações fazem parte do Convênio de Governança Participativa para a Sustentabilidade, parceria entre a Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec. O objetivo central é estimular a participação social em projetos sustentáveis, formar multiplicadores e aproximar poder público, sociedade civil e juventude em torno de soluções coletivas.
“O Núcleos de Cooperação Socioambiental são uma ponte entre a comunidade e as ações estratégicas que desenvolvemos para um futuro mais sustentável. Ao ampliar essa agenda, fortalecemos a participação cidadã, estimulamos soluções locais e reforçamos o compromisso da Itaipu e do Itaipu Parquetec com a construção coletiva de territórios”, afirmou Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional.
Formação e capacitação
Os encontros programados seguem até o fim de setembro, incluindo atividades como formação em educomunicação para jovens e oficina de monitoramento e avaliação das ações coletivas. Além disso, representantes dos núcleos receberão mentoria em desenvolvimento organizacional, com foco em planejamento estratégico e fortalecimento institucional.
De setembro a novembro, uma campanha educativa sobre os ODS e desafios locais será realizada em diversas cidades. O ciclo de seminários, direcionado principalmente a gestores públicos, começa em Matinhos (PR) no dia 16 de setembro e se encerra em Ivaiporã (PR) em 7 de novembro, passando por 21 municípios – 19 no Paraná e 2 no Mato Grosso do Sul.
Oficinas culturais e ambientais
Outra frente de atuação será voltada diretamente à comunidade, com oficinas de grafite e hortas urbanas em todos os 434 municípios da área de abrangência. As atividades serão conduzidas por instrutores locais, valorizando talentos regionais.
As oficinas de grafite terão foco nos jovens, que aprenderão técnicas artísticas e conceitos ligados à arte urbana. A cada município, será produzido um mural coletivo. Já as oficinas de hortas urbanas envolverão moradores de todas as idades, incentivando práticas agroecológicas comunitárias que reforçam a segurança alimentar e a sustentabilidade.
“O sucesso dessas ações depende do engajamento de cada participante e da integração entre sociedade, poder público e instituições. É inspirador ver como os Núcleos de Cooperação Socioambiental transformam ideias em projetos concretos que fortalecem a comunidade e contribuem para um futuro mais sustentável”, destacou Rosani Borba, gestora do Convênio de Governança Participativa para a Sustentabilidade.
Segurança alimentar nas escolas
Outro ponto do cronograma será a Formação em Segurança Alimentar e Nutricional, direcionada a nutricionistas e cozinheiros da rede pública de ensino. O programa capacitará pelo menos um profissional por município, em encontros presenciais a partir de setembro. A iniciativa busca consolidar uma rede de troca de experiências e fortalecer políticas públicas voltadas à alimentação escolar, incluindo a compra direta de alimentos de produtores agroecológicos e orgânicos.
Criados em 2024 no âmbito do programa Itaipu Mais que Energia, os 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental abrangem 399 municípios do Paraná e 35 do sul do Mato Grosso do Sul. Inspirados na metodologia da governança participativa, eles se tornaram espaços de escuta, diálogo e mobilização coletiva, com foco na melhoria da qualidade de vida e na promoção de um futuro sustentável para as comunidades.
