HOME > Sul

Raio-X desviado de hospital municipal é encontrado em clínica particular na Grande Curitiba

Equipamento de Matinhos foi localizado pela Polícia Civil na Maxi Clinic, em Almirante Tamandaré; investigação apura envolvimento de servidores

Raio-X desviado de hospital municipal é encontrado em clínica particular na Grande Curitiba (Foto: PCPR)

247 - Um equipamento de raio-X desviado de um hospital municipal de Matinhos, no litoral do Paraná, foi encontrado pela Polícia Civil nesta quarta-feira (29) em uma clínica particular de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. A informação foi divulgada inicialmente pelo portal G1.

A operação policial ocorreu após uma denúncia feita pela Procuradoria-Geral do Município, que levou à realização de mandados de busca e apreensão na Maxi Clinic e na residência dos proprietários do estabelecimento. Peritos da Polícia Científica confirmaram que o número de série do equipamento localizado na clínica corresponde ao registrado no patrimônio da Prefeitura de Matinhos.

De acordo com a Polícia Civil, o raio-X foi doado pelo Governo do Paraná à Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes em 2011, mas foi retirado do local de forma clandestina em 2024, possivelmente durante a madrugada. As investigações buscam esclarecer se houve a participação de servidores públicos na remoção ilegal do equipamento.

Clínica tem contrato com a Prefeitura de Matinhos

A Maxi Clinic, onde o raio-X foi encontrado, possui contrato com a Prefeitura de Matinhos para fornecer e fazer a manutenção do equipamento usado na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da cidade. No entanto, segundo a polícia, a clínica não prestava serviços na maternidade de onde o aparelho desapareceu.

As autoridades também apuram a possibilidade de o raio-X utilizado na UPA ter sido desviado do município de Rio Branco do Sul, levantando a suspeita de um esquema maior de desvio de equipamentos públicos de saúde.