HOME > Sul

RS: Policiais civis tocam Ivete Sangalo em provocação a Eduardo Leite durante protesto (vídeo)

Categoria se mobiliza nas ruas de Porto Alegre, alegando que tem sofrido com a falta de reposição salarial adequada nos últimos anos

Protesto de policiais civis no RS, Ivete Sangalo e Eduardo Leite (Foto: Reprodução)

247 - Em uma manifestação marcada por criatividade e reivindicações contundentes, o Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores da Polícia Civil do Rio Grande do Sul organizou um protesto nas ruas de Porto Alegre nesta terça-feira. O destaque do ato foi a utilização de um carro de som equipado com um trio elétrico, que ecoou as canções da renomada cantora Ivete Sangalo, em uma provocação ao governador Eduardo Leite.

Os manifestantes buscavam chamar a atenção do governador para as suas demandas por reajuste salarial e melhores condições de trabalho. De acordo com o portal Sul 21, a categoria alega que tem sofrido com a falta de reposição salarial adequada nos últimos anos e, apesar de um aumento de 6% concedido a todo o funcionalismo público em 2022, as perdas salariais ainda são significativas.

Além das questões salariais, os profissionais da Polícia Civil do Rio Grande do Sul destacaram as péssimas condições de trabalho que enfrentam diariamente. Segundo a União Gaúcha dos Escrivães, Inspetores e Investigadores da Polícia Civil (Ugeirm), essas condições têm levado muitos servidores ao adoecimento, resultando em pedidos de afastamento para cuidar da saúde.

A provocação musical com as músicas de Ivete Sangalo durante o protesto teve origem em uma viagem recente do governador Eduardo Leite a São Paulo, onde ele assistiu a um show da cantora. A viagem e a presença do governador no evento artístico geraram uma repercussão negativa, especialmente considerando que o estado do Rio Grande do Sul está enfrentando uma série de problemas com enchentes e suas consequências para a população.