HOME > Sul

Show Rural Coopavel vai ampliar espaço para agricultura familiar em 2026

Com investimento de R$ 2 milhões da Itaipu Binacional, área dedicada à agroindústria familiar passará de 450 para 800 metros quadrados no evento

Enio Verri, presidente da Itaipu Binacional (Foto: William Brisida/Itaipu Binacional)

O Show Rural Coopavel, um dos maiores eventos do agronegócio da América Latina, terá um espaço ampliado para a agricultura e a agroindústria familiar a partir de 2026. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, nesta quarta-feira (10), em Cascavel (PR), durante a abertura da programação do Espaço Impulso, iniciativa promovida pela Binacional em parceria com o Itaipu Parquetec e a Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel).

De acordo com Verri, a Itaipu vai investir R$ 2 milhões no projeto, que também contará com o apoio da Coopavel e de parceiros da Vitrine Tecnológica de Agroecologia (Vital). A ampliação levará a área do pavilhão dos atuais 450 metros quadrados para 800 metros quadrados, aumentando de 45 para 81 os espaços de comercialização. “Queremos que a agricultura familiar também possa mostrar no Show Rural o que ela produz e consiga novos parceiros comerciais para vender a sua produção”, afirmou.

O diretor destacou que a demanda por alimentos saudáveis, oriundos da agricultura familiar, crescerá com a redução do limite de alimentos processados e ultraprocessados na merenda escolar. A mudança foi anunciada recentemente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o Encontro Nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), em Brasília. Segundo Verri, o compromisso do governo é garantir que, até 2030, todas as crianças tenham acesso a refeições escolares saudáveis.

“Para isso, estamos implementando um grande projeto de assessoria técnica rural para que esses profissionais atendam as famílias da agricultura familiar. Queremos que essas famílias estejam preparadas, a partir de 2030, para fornecer ao Pnae apenas produtos orgânicos, garantindo uma alimentação de melhor qualidade e, ao mesmo tempo, um melhor preço para o produtor”, explicou.

Verri também anunciou investimentos na ampliação do Espaço Impulso, que busca estabelecer, no Show Rural, uma área destinada à inovação e à tecnologia aplicadas ao agronegócio. O objetivo é reunir startups, empresários e produtores rurais para discutir soluções e tendências para o setor.

Durante a cerimônia de abertura, Verri participou do painel “Políticas Públicas para a Sustentabilidade no Agronegócio”, ao lado do diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo, e do diretor-presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

Colombo destacou a importância de espaços como o Impulso para a troca de conhecimento no setor. “O conhecimento da inovação não se transmite por WhatsApp. Então, é preciso um espaço como esse para que os cientistas e aqueles que usam a ciência no dia a dia consigam discutir soluções, desde a viabilidade econômica até a sustentabilidade”, afirmou.

Grolli, por sua vez, agradeceu o apoio da Itaipu e ressaltou que a sustentabilidade já é uma prioridade no agronegócio. “Todos nós temos uma consciência e líderes que estão falando a mesma linguagem e trabalhando no mesmo sentido. Agora, o que precisamos é acelerar esse processo”, disse.

Ampla programação

Além do debate sobre sustentabilidade no agronegócio, a programação do Espaço Impulso inclui o Hackathon Fruit Cultura, uma competição criativa conduzida pelo Itaipu Parquetec para estimular soluções inovadoras na fruticultura. O evento busca aumentar a produtividade, industrialização e inserção dos produtos brasileiros em mercados internacionais.

Até sexta-feira (14), o público do Show Rural poderá acompanhar painéis sobre sustentabilidade, inteligência artificial no campo e biotecnologia, além de palestras com especialistas de diversas áreas.

Encontro com autoridades

Antes da abertura do Espaço Impulso, Enio Verri se reuniu com Dilvo Grolli, o prefeito de Cascavel, Renato Silva, e representantes do setor rural do Paraná e de outros estados. Também participaram do encontro os diretores da Itaipu Carlos Carboni (Coordenação) e Renato Sacramento (Técnico Executivo), entre outras autoridades.

Em sua 37ª edição, o Show Rural Coopavel é um dos maiores eventos do agronegócio na América Latina. A expectativa é de que 360 mil visitantes passem pelo evento, que conta com 600 expositores. As atividades ocorrem até sexta-feira (14), das 8h às 18h, com entrada gratuita.