STJ autoriza inquérito para investigar Richa
O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça, autorizou abertura de inquérito contra o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), por supostos crimes citados em delação premiada da Odebrecht; o pedido foi feito pelo vice-procurador-geral da República José Bonifácio Andrada
Paraná 247 - O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça, autorizou abertura de inquérito contra o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), por supostos crimes citados em delação premiada da Odebrecht.
O pedido foi feito pelo vice-procurador-geral da República José Bonifácio Andrada. O ministro determinou que a investigação corra sob sigilo, informa reportagem de Letícia Casado, da Folha de S.Paulo.
De acordo com os delatores Benedicto Júnior, conhecido como "BJ", e Valter Lana, ex-executivos da Odebrecht, houve pagamentos da construtora "a pretexto de campanhas" do governador "operacionalizados por diversas pessoas".
A denúncia foi encaminhada inicialmente ao ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, que depois enviou para o STJ, foro de investigação do governador. Richa diz que todas as contas de campanhas "tiveram a origem dos recursos declarada à Justiça Eleitoral".
