HOME > Sul

STJ rejeita recurso de Joice Hasselmann em caso de plágio de reportagens

Decisão do STJ mantém sanção aplicada pelo Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Paraná, que identificou 65 plágios

STJ rejeita recurso de Joice Hasselmann em caso de plágio de reportagens

247 - O ministro Marco Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), rejeitou o recurso apresentado pela ex-deputada Joice Hasselmann para anular uma decisão do Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Paraná. A entidade havia confirmado, em junho de 2015, que Hasselmann plagiou 65 reportagens escritas por 42 jornalistas diferentes quando administrava o site Blog da Joice, destaca o Metrópoles.

A decisão do STJ, publicada nesta terça-feira (3), negou os argumentos da ex-deputada, que não contestou o mérito da decisão do Conselho de Ética, mas alegou questões técnicas para tentar anular o procedimento disciplinar. Ela afirmou não ter sido notificada pela entidade para se defender das acusações.

O Sindicato dos Jornalistas demonstrou que a notificação foi recebida pelo porteiro do edifício onde Joice residia. A ex-deputada havia fornecido o endereço à entidade em um telefonema em 14 de outubro de 2014.

A decisão do Conselho de Ética resultou em advertência por plágio e impede Joice de ingressar no sindicato ou utilizar seus serviços e benefícios. Em 2015, quando as acusações surgiram, Hasselmann trabalhava como jornalista na revista Veja e não era sindicalizada. Na época, ela classificou a proibição de ingressar na entidade como um elogio e acusou os jornalistas que a acusaram de plágio de serem "invejosos", "frustrados" e "ligados ao PT e à CUT". A coluna aguarda um posicionamento de Joice sobre o caso.