CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Sul

Vazão de Itaipu chega a seis vezes o volume das Cataratas

A vazão no vertedouro da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, chegou a quase 9,3 milhões de litros de água por segundo na manhã de domingo; excesso de água escoado pelas três calhas – condição rara, registrada pela última vez no dia 22 de novembro de 2015 - é o equivalente a seis vezes o volume normal das Cataratas do Iguaçu

A vazão no vertedouro da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, chegou a quase 9,3 milhões de litros de água por segundo na manhã de domingo; excesso de água escoado pelas três calhas – condição rara, registrada pela última vez no dia 22 de novembro de 2015 - é o equivalente a seis vezes o volume normal das Cataratas do Iguaçu (Foto: José Barbacena)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Paraná 247 - A vazão no vertedouro da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, chegou a quase 9,3 milhões de litros de água por segundo na manhã de domingo (12). O excesso de água escoado pelas três calhas – condição rara, registrada pela última vez no dia 22 de novembro de 2015 - é o equivalente a seis vezes o volume normal das Cataratas do Iguaçu.

Com o grande volume de água que chega ao reservatório da usina desde o fim de maio, a previsão é que o vertedouro permaneça aberto até quarta-feira (15), porém existe a expectativa que o espetáculo que atrai milhares de turistas à hidrelétrica possa ser visto ainda por mais alguns dias.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Depois de dois meses fechado, o vertedouro voltou a abrir de forma ininterrupta no dia 1º de junho, o que não ocorria desde fevereiro e março, quando o excedente de água do reservatório – não usado na produção de energia - foi escoado por 40 dias.

Inicialmente, a previsão era de que as calhas ficariam abertas por pelo menos dez dias, o que acabou se estendendo. A Itaipu recebe água de outras 50 usinas de médio e grande portes instaladas acima de seu reservatório.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO