Reindustrialização

É ingenuidade pensar em reindustrializar o Brasil sem o Estado, diz Mercadante

Presidente do BNDES também afirmou que “a relação BNDES, Fiesp e CNI veio para ficar”

www.brasil247.com - Aloizio Mercadante
Aloizio Mercadante (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil | Reuters/Sergio Moraes)


247 - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, defendeu a participação do Estado brasileiro – por meio de bancos públicos – no processo de reindustrialização. A intenção, diz, é fornecer linhas de créditos que possam fomentar empresas com capacidade para competir de igual para igual com Estados Unidos e União Europeia.

“Não podemos aceitar a tese de que o Brasil não tem como se reindustrializar. Foi assim durante 4 séculos, que nós éramos exportadores de commodities presos ao antigo regime colonial. Nós podemos [ter] e já tivemos uma base industrial diversificada”, destacou Mercadante. 

A declaração foi dada no seminário “Estratégias de Desenvolvimento Sustentável para o século XXI”, promovido pelo banco em sua sede, no Rio

Segundo Mercadante, “a relação BNDES, Fiesp e CNI veio para ficar”. Ele também afirmou que “precisamos de taxa de juros para inovação; o BNDES não pode usar TLP para inovação. Estamos propondo que CMN estabeleça limites. O banco não pode ter uma única taxa de juros, pelo menos as mesmas taxas que o Tesouro se financia”, afirmou.

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247


Ao vivo na TV 247

Cortes 247