"Robótica ajuda a pautar aprendizagem pela solução de problemas e põe alunos no século 21", diz diretor do Sesi
Diretor de Operações do SESI, Paulo Mól, detalha à TV 247 as inovações implementadas pela rede na educação e projeta formação de novos profissionais qualificados no país

247 - Em entrevista ao programa Diálogos com a Indústria, da TV 247, o diretor de Operações do Serviço Social da Indústria (SESI), Paulo Mól, falou sobre as inovações que a rede vem aplicando em suas escolas, destacando a parte do uso da robótica em atividades educacionais e seus impactos na formação de alunos e futuros profissionais.
Atualmente, as aulas de robótica contemplam quase 200 mil alunos de cerca de 400 escolas de ensino fundamental e médio da Rede SESI. A rede, além disso, é responsável por 51% dos alunos brasileiros que competem em torneios de robótica. Paulo destaca que a dinâmica inovadora das aulas e a participação em competições "ajudam os estudantes a desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação e solução de problemas, entre muitos outros aspectos".
O resultado de tais inovações educativas vem sendo mostrado na prática: de acordo com um estudo do SESI, o desempenho em Matemática, Linguagem e Ciências Humanas e Sociais dos alunos cujos currículos escolares incluem a robótica é melhor do que o dos estudantes que não têm a disciplina.
"[Pensamos em] criar um modelo de forma que todo o processo de aprendizagem fosse muito baseado na solução de problemas, então o aluno entra de fato no século 21. A gente começa a romper com aquele modelo dos séculos 20 e 19 de ter todos os alunos perfiladinhos em sala de aula, chega um professor passando o conteúdo e o aluno passivamente recebendo aquilo. Na robótica, inicia-se um modelo diferente", afirmou o diretor de Operações do SESI.
O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio
Apoie o 247
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247