Estudo aponta que glaucoma pode ter componente autoimune

Portadores de artrite reumatoide têm mais risco de desenvolver a doença, que é a principal causa de cegueira irreversível no mundo

www.brasil247.com -
(Foto: Pixabay)


Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein - O glaucoma de ângulo aberto, o mais prevalente em caucasianos e negros, pode ter um componente autoimune, sugere um novo estudo coreano publicado no periódico científico Jama Network Open. Os pesquisadores compararam dados de pacientes com e sem artrite reumatoide e constataram que os portadores do problema reumatológico têm também maior risco de glaucoma. A artrite reumatoide é uma doença inflamatória em que o próprio sistema imunológico ataca as articulações.

“O estudo é bastante relevante”, diz o oftalmologista Augusto Paranhos, do Hospital Israelita Albert Einstein. “Apesar de não mostrar uma relação de causa e efeito nem fechar a questão, ele soma dados para a hipótese desse possível componente autoimune”, completa. Mesmo ajustando dados sobre uso de corticoide, o que poderia distorcer os resultados, os pesquisadores constaram que a incidência de glaucoma foi significativamente maior em portadores de artrite reumatoide. 

Sabe-se que pacientes com doença reumatológica têm mais chance de desenvolver problemas como uveíte e olho seco, portanto devem fazer avaliações oftalmológicas regularmente. “É essencial que o oftalmologista investigue história de artrite reumatoide e o reumatologista se atentar para a avaliação oftalmológica”, diz o especialista. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este não é o primeiro estudo a apontar a possibilidade de o glaucoma ser uma doença autoimune. Uma revisão de estudos publicada na “Clinical & Translational Immunology”em 2020 recebeu o título: “O glaucoma é uma doença autoimune?”. Uma outra revisão, publicada no mesmo afirmou: “O glaucoma é uma doença autoimune”. Mas, ainda assim, as revisões científicas destacam que ainda é preciso de mais estudos e que é cedo para afirmar que todos os casos de glaucoma de ângulo aberto (o mais prevalente) sejam autoimunes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é glaucoma?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O glaucoma é uma doença que causa morte das células que fazem a conexão entre o olho e o cérebro, levando à cegueira – é considerado a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Ele ocorre por uma falha no escoamento do líquido interno dos olhos, que acaba elevando a pressão intraocular. Se o nervo óptico for mais suscetível a essa agressão, ele começa a perder células de forma irreversível. Mas é importante observar que existem formas de glaucoma em que a pressão não está elevada, assim como há pacientes com pressões mais altas que nunca desenvolvem glaucoma.

O problema é que a perda é gradual e normalmente a pessoa só percebe que tem baixa visão quando já é tarde demais. “Por isso o paciente deve fazer exames regulares mesmo que não tenha queixas, para que não se perca a oportunidade de se tratar a tempo”, enfatiza Paranhos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora não se conheçam bem as causas da doença, sabe-se que pressão alta nos olhos, antecedentes familiares, miopia (para o ângulo aberto), hipermetropia (para o ângulo fechado), idade avançada e raça negra são fatores de risco. O tratamento é feito basicamente à base de aplicações de laser e colírios, além de cirurgias em casos mais graves.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cortes 247

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
WhatsApp Facebook Twitter Email