HOME > Saúde

Estudo revela que pessoas negras sofrem mais com erro médico e acidentes em cirurgias

O Boletim Saúde da População Negra expôs a disparidade racial no sistema de saúde brasileiro, trazendo à tona dados preocupantes sobre internações devido a "eventos adversos"

(Foto: Reprodução)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Um novo estudo divulgado pelo Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e pelo Instituto Çarê revela que pessoas negras no Brasil foram mais frequentemente vítimas de erros médicos e acidentes durante cirurgias no período de 2010 a 2021. O Boletim Saúde da População Negra, produzido em parceria entre as duas instituições, e publicado pelo G1, expôs a disparidade racial no sistema de saúde brasileiro, trazendo à tona dados preocupantes sobre internações devido a "eventos adversos".

O estudo analisou um total de 66.496 internações registradas entre 2010 e 2021, relacionadas a "eventos adversos" que incluem cortes acidentais, perfurações, assepsia insuficiente de feridas, objetos estranhos deixados no corpo do paciente e erros de dosagem, entre outros incidentes médicos. Em média, houve 15 casos por dia durante esse período.

Os resultados da pesquisa destacaram que, em todas as regiões do Brasil, exceto no Sul, as taxas de internação devido a incidentes por "eventos adversos" são significativamente mais altas entre a população negra em comparação com a população branca. Entre 2012 e 2021, a média revelou que no Norte e no Nordeste, as pessoas negras têm seis vezes mais chances de serem internadas devido a negligência médica em comparação com as pessoas brancas. No Centro-Oeste, essa probabilidade é três vezes maior, enquanto no Sudeste, as pessoas negras enfrentam uma chance 65% mais elevada de serem hospitalizadas devido a tais eventos.

É importante notar que a análise se concentrou apenas em casos envolvendo negros e brancos devido à baixa incidência documentada de casos envolvendo indivíduos amarelos e indígenas.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: