HOME > Saúde

Governo lança programa em defesa das vacinas e de combate à desinformação

Foram identificados conteúdos com fake news que tiveram um impacto em mais de 23 milhões de pessoas

Nísia Trindade (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O governo federal lançou nesta terça-feira (24) o programa Saúde com Ciência, em defesa da vacinação e voltado ao enfrentamento da desinformação. Foram identificados mais de 6,8 mil conteúdos com desinformação sobre vacinas em canais públicos entre julho e setembro deste ano. O número representou um impacto de mais de 23,3 milhões de pessoas. 

A pasta listou seis fake news principais. Uma é que vacinas contra Covid-19 são experimentos e não têm comprovação científica. A segunda notícia falsa é a de que vacinas contra Covid-19 são experimentos e não têm comprovação científica. Uma terceira informação não verdadeira é a de que vacina de Covid-19 causa modificações na corrente sanguínea ou no DNA.

O ministério apontou mais três notícias falsas - após aplicação das vacinas, a população passa a ter um chip no corpo; número de mortes por Covid-19 foi falsificado para assustar a população e aplicar vacina experimental; e teorias da conspiração sobre Bill Gates e uma suposta dominação mundial por meio do uso de vacinas.

Alertas e análises sobre desinformações identificadas serão publicados no portal do Saúde com Ciência, redes sociais do Governo Federal e em plataformas de mensagens, como WhatsApp. Pelo www.gov.br/saudecomciencia, a população brasileira terá disponível informações confiáveis sobre vacinação e as fake news que circulam na internet. Esses conteúdos podem ser facilmente compartilhados pela audiência, criando uma rede de informações confiáveis.

Será possível também, por meio de um formulário, enviar informações duvidosas para que a equipe do Ministério da Saúde possa responder em seus canais. O site traz ainda um passo a passo sobre como cada um pode denunciar, nos canais oficiais das plataformas digitais, os conteúdos enganosos, contribuindo para reduzir a sua disseminação na internet.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: