Sucesso global do Ozempic eleva o PIB da Dinamarca
Medicamento contra a obesidade fez da farmacêutica Novo Nordisk a empresa mais valiosa da Europa
247 – O Produto Interno Bruto (PIB) da Dinamarca está experimentando um crescimento surpreendente em 2023, e a razão por trás desse fenômeno econômico está intimamente ligada ao sucesso da farmacêutica Novo Nordisk e seus inovadores medicamentos para combater a obesidade, Ozempic e Wegovy. Este aumento nas vendas está gerando impactos econômicos significativos, superando as expectativas e moldando o panorama financeiro do país escandinavo, segundo reportagem do Valor.
Em um marco histórico, a Novo Nordisk recentemente conquistou o título de empresa mais valiosa da Europa, ultrapassando o gigante de luxo LVMH. Com uma capitalização de mercado de impressionantes US$ 446 bilhões, a Novo Nordisk agora supera o PIB da Dinamarca, estimado em US$ 395 bilhões. Além disso, a empresa registrou um crescimento impressionante de 26% nas vendas durante o ano de 2022.
Esses números impressionantes refletem o impacto econômico da Novo Nordisk na Dinamarca, que testemunhou um aumento de 1,7% no PIB nos seis primeiros meses de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Se excluirmos os resultados da indústria farmacêutica, a economia dinamarquesa teria experimentado uma queda de 0,3% no mesmo período. Com a Novo Nordisk liderando o caminho, o Ministério da Economia do país duplicou sua previsão de crescimento para 2023, agora estimando um sólido 1,2%.
