CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Saúde

Suécia está prestes a se tornar o primeiro país da Europa livre do cigarro

A Suécia tem a menor taxa de doenças relacionadas ao tabaco na União Europeia e uma incidência de câncer 41% menor do que outros países europeus

Cigarro (Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Suécia, norte da Europa, está próxima de uma taxa de tabagismo abaixo de 5%. De acordo com o relatório "A experiência sueca: um roteiro para uma sociedade sem fumo", apresentado em 14 de março em um seminário internacional de pesquisa em Estocolmo, a estratégia do país para minimizar os efeitos prejudiciais do tabagismo combina as recomendações da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde (OMS) e aceitar produtos sem fumaça como alternativas menos prejudiciais. As informações foram publicadas pelo jornal O Globo

A Suécia tem a menor taxa de doenças relacionadas ao tabaco na União Europeia e uma incidência de câncer 41% menor do que outros países europeus. De acordo com o relatório, a porcentagem de fumantes no país caiu de 15% para 5,6% da população em 15 anos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Trata-se de combinar o controle do tabagismo com a minimização de danos", explica o médico especializado em questões globais de saúde pública, Delon Human, um dos autores do relatório, em comunicado. "Não existem produtos de tabaco isentos de riscos, mas os cigarros eletrônicos, por exemplo, são 95% menos prejudiciais que os cigarros. É muito melhor para um fumante mudar de cigarros comuns para cigarros eletrônicos ou sachês de nicotina oral do que continuar fumando", acrescentou. 

"A Suécia tem uma estratégia para o tabaco muito bem-sucedida que precisa ser exportada", disse o professor Karl Fagerström, também autor do relatório, em comunicado. "Seria um benefício enorme para o mundo se mais países fizessem como a Suécia, com incentivos para mudar de cigarros para alternativas menos prejudiciais", acrescentou.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO