CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Agro

Agroconsult aumenta a estimativa para a safra de soja no país

A consultoria brasileira de agronegócio destacou, no entanto, que ainda existem incertezas relacionadas com o clima nas principais regiões produtoras

Colheita de soja (Foto: Andres Stapff / Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Ana Mano

SÃO PAULO (Reuters) - A consultoria brasileira de agronegócio Agroconsult aumentou nesta quarta-feira sua estimativa da safra de soja 2023/24 para o Brasil para 156,5 milhões de toneladas após pesquisar os campos nacionalmente e prever uma expansão da área plantada no maior produtor e exportador do mundo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em meio à expedição da Agroconsult, iniciada em janeiro, a consultoria projetou uma produção de 152,2 milhões de toneladas, citando incertezas relacionadas com o clima nas principais regiões produtoras.

A área nacional plantada com soja foi estimada em 46,4 milhões de hectares, 1,2 milhão de hectares a mais do que o projetado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), disse a Agroconsult.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As diferentes metodologias de cálculo da área plantada ajudam a explicar a enorme lacuna entre a estimativa de safra da Agroconsult e da Conab para esta temporada, segundo executivos da Agroconsult.

A Conab estimou a safra de soja deste ano em 146,9 milhões de toneladas neste mês, quase 10 milhões de toneladas abaixo do número da Agroconsult.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

André Pessoa, presidente da Agroconsult, disse que as condições climáticas irregulares no início da temporada, com fortes chuvas no sul do país e extrema seca no centro-oeste, tornaram a viagem deste ano uma das mais desafiadoras do ponto de vista técnico.

Depois de pesquisar campos em 15 Estados e considerar que o clima variava dependendo da região, a Agroconsult estimou a média da produtividade da soja 2023/24 do Brasil em 56,2 sacas por hectare, 6,5% menor que a temporada passada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No maior produtor, Mato Grosso, a produtividade caiu 16,8%, para 53,1 sacas por hectare, estimou a Agroconsult. Contudo, a alta produtividade no Rio Grande do Sul compensou as perdas em outros Estados.

Dados da Agroconsult mostram que a produtividade da soja aumentou 55,2%, para 57,2 sacas por hectare, no Estado mais ao sul do Brasil, que teve perdas de colheita na temporada anterior devido à falta de chuvas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

(Reportagem de Ana Mano)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO