Eleições no Equador: Noboa denuncia supostas 'irregularidades' na apuração dos votos
O atual presidente do país obteve uma vantagem de menos de um ponto sobre a rival Luisa González
247 – O atual presidente do Equador, Daniel Noboa, denunciou nesta terça-feira (11) supostas "irregularidades" na apuração dos votos do primeiro turno da eleição presidencial, embora observadores internacionais tenham descartado qualquer indício de fraude.
Noboa, que obteve uma vantagem de menos de um ponto sobre a rival Luisa González, questionou a confiabilidade dos resultados. Ambos disputam o segundo turno, marcado para 13 de abril.
"Houve muitas irregularidades e continuávamos contando. Seguíamos revisando em certas províncias que havia coisas que não batiam ou, inclusive, não batiam com a contagem rápida da OEA, que nos colocava com um número maior, o trabalho ainda não está terminado", disse o presidente em uma entrevista à Rádio Centro de Guayaquil.
Por outro lado, observadores da União Europeia garantiram não haver "nem um único elemento objetivo" que indicasse fraude nas eleições. A Organização dos Estados Americanos (OEA), por sua vez, também declarou que a contagem realizada pelo órgão coincidiu com os números da autoridade eleitoral e que não identificou irregularidades.



