Cláudio Furtado avatar

Cláudio Furtado

Espiritualista, escritor e engenheiro. Autor dos livros “Divagaísmo” e “O Despertar – Existência Integral”, este último com dois amigos, com os quais também fundou a Phoenix Produtora.

33 artigos

HOME > blog

A comunicação sozinha não faz milagre

Para evitar o pior, o governo deve garantir um real aumento na qualidade de vida, pois ideologizar a realidade é inútil— não funciona e não resolve!

Sidônio Palmeira e Lula (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Depois que assisti várias declarações do governo dizendo que o objetivo agora era abaixar o preço da alimentação, eu resolvi ligar para algumas pessoas do Brasil para entender o que estava acontecendo.

Consultei pessoas que apoiam o atual governo, pessoas que fazem oposição ao atual governo e pessoas que não ligam para política, algumas destas últimas nem votaram. E as respostas foram:

  • “Está difícil sobreviver!”
  • “Está tudo muito caro!”
  • “As coisas aumentam muito mais do que o salário.”

Reclamaram dos preços em geral: dos alimentos, dos serviços que contratam, da energia, dos remédios e de tudo mais.

Por estar fora do Brasil (não a muito tempo), depois desta verificação, foi aí que entendi a gravidade do problema.

Em um artigo que escrevi anteriormente para o Brasil 247 (Como fazer uma comunicação política eficiente?) eu abordei questões da comunicação, mas enfatizei também que é necessário que sejam feitas as entregas que o governo se comprometeu. Caso contrário, não há comunicação milagrosa que dê jeito.

Por frequentar bastante grupos de esquerda, noto que muitos militantes, tentam ideologizar o discurso, tentando dar explicações políticas e econômicas que não explicam basicamente nada.

Aliás, o povo de uma forma geral, não está interessado se os preços estão altos devido:

  • a uma herança maldita do desgoverno anterior;
  • as armadilhas deixadas pelo antigo presidente do Banco Central;
  • a especulação do preço do dólar.

O povo não está interessado neste tipo de explicação.

O que o povo quer é preços baixos dos bens e serviços que adquire.

Não adianta também falar que:

  • está havendo ganho real do salário mínimo;
  • que o PIB está superando as expectativas do FMI.
  • que a Bolsa de Valores está batendo recorde de pontuação.

Isso não explica nada para quem está vendo seu dinheiro desaparecer, cada vez mais, quando vai ao supermercado.

Muitos militantes estão exclusivamente preocupados com a reeleição do presidente Lula. Isso é o que menos me preocupa neste momento, pois tudo indica que ele será reeleito, caso ele decida se candidatar. Mesmo com as pesquisas mostrando a queda na aprovação dele, elas também mostram que ele continua sendo o preferido dos eleitores na eleição que ocorrerá em 2026.

O que me preocupa mesmo é o pós-Lula. Pois uma hora o presidente irá se aposentar. E quando isso acontecer, caso a população esteja sentido na carne que realmente melhorou a sua qualidade de vida, então há uma grande chance de um governo de esquerda assumir a presidência. Caso contrário, é bem possível que o Brasil volte a ter um desgoverno bem pior dos que conhecemos após o golpe de 2016. Aí o que irá acontecer, é aquilo que já sabemos de cor: mais destruição dos direitos trabalhistas e previdenciários, ataques as minorias, aumento da fome e da quantidade de pessoas sem-teto nas ruas, e por aí vai.

Para que o pior não aconteça, é imprescindível que o governo consiga fazer com que a população sinta um grande aumento, real e significativo em sua qualidade de vida, pois tentar ideologizar a realidade é o mesmo que tentar tapar o sol com a peneira, não dá, não funciona!

A comunicação do governo tem que atuar na realidade dos fatos, por exemplo:

  • tem que mostrar as entregas que estão ocorrendo, as quais estão beneficiando a população;
  • tem que esclarecer como as ações afirmativas beneficiam toda a sociedade e não somente aqueles que estão sendo atendidos diretamente por estas ações;
  • tem que divulgar que a extinção da fome é essencial para o que Brasil se torne um país com qualidade de vida compartilhada para toda a população e não somente para uma minoria rica, bilionária do país.

Ou seja, a comunicação tem que atuar, sim, de forma correta, e dentro da realidade dos fatos. E não é fácil, nos tempos atuais, disputar com a extrema-direita neste quesito, pois as “big techs”, como sabemos, estão como sua arma de guerra, atualmente chamada de algoritmo, apontada para a esquerda nacional e internacional. Somado a isto, a quantidade de dinheiro investido para disseminar mentiras nas redes, é incalculável. Por isso o Governo Brasileiro, e os demais governos mundo afora, tem que ter uma comunicação adequada e leis capazes de combater este mar de mentiras e de ódio que inundam diariamente as redes sociais.

Traçar estratégias para desmascarar as Fake News se tornou essencial, mas como dito anteriormente, essencial também é que governo continue fazendo as entregas para a população, para que a sociedade como um todo sinta que a vida melhorou no que diz respeito a saúde, educação, moradia, segurança, salários, lazer e tudo o mais que seja necessário para termos uma sociedade com qualidade de vida de excelência.

A oportunidade que o Governo Lula tem de iniciar um grande ciclo de prosperidade para o povo brasileiro é imenso, mas também devido à ascensão da extrema-direita nacional e internacional, não é nada fácil. Os ataques estão vindo de todos os lados, mas isso já era o esperado. Não dá para nos enganar que estamos vivendo em um mundo sem conflitos, pois a realidade é outra bem diferente. O que vemos é bloqueios econômicos, guerra comercial, guerra hibrida, guerra quente e genocídio, essa é a realidade que estapeia a nossa cara diariamente nas mídias onde acompanhamos as notícias do Brasil e do mundo.

Assim sendo, não há como tentar ideologizar a realidade. O Governo terá que atuar para resolver os problemas que o país está passando, afinal é responsabilidade do governo encontrar a solução dos problemas que estão prejudicando o povo brasileiro. A nós militantes, resta apontar os acertos e os erros quando estes ocorrerem, esta é a nossa função como apoiadores do Governo Lula. A função do governo é trabalhar para prover ao povo brasileiro aquilo que ele merece, aquilo que ele sempre mereceu: uma excelente, uma maravilhosa, uma espetacular qualidade de vida.

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.