TV 247 logo
    Oliveiros Marques avatar

    Oliveiros Marques

    Sociólogo pela Universidade de Brasília, onde também cursou disciplinas do mestrado em Sociologia Política. Atuou por 18 anos como assessor junto ao Congresso Nacional. Publicitário e associado ao Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político (CAMP), realizou dezenas de campanhas no Brasil para prefeituras, governos estaduais, Senado e casas legislativas

    33 artigos

    HOME > blog

    A direita se movimenta

    Possível federação entre PP e União Brasil criaria uma bancada com mais de 100 deputados e certamente mudaria a correlação de forças na Câmara

    Ciro Nogueira (Foto: Isac Nóbrega/PR)

    Caminhão parado não ganha frete, já diz o ditado. E nesse combo de incertezas que pairam sobre as hostes do campo da direita em relação às eleições do ano que vem, o Progressistas e o União Brasil colocam suas rodas para girar.

    O presidente nacional do PP, por exemplo, convocou deputados, senadores e presidentes dos diretórios estaduais do partido para uma reunião em que será discutida uma “possível federação com o União Brasil”, como diz o convite enviado por WhatsApp.

    A possível federação entre esses dois partidos do Centrão poderia criar uma bancada com mais de 100 deputados federais e, apesar da não homogeneidade entre as posições de seus membros, representaria certamente uma mudança na correlação de forças dentro da Câmara dos Deputados e no debate sobre a composição das chapas para 2026.

    Contudo, obstáculos enormes precisam ser superados para que o resultado esperado por seus idealizadores seja alcançado. Por exemplo, Ronaldo Caiado, governador de Goiás, é candidatíssimo a presidente. Ciro Nogueira, fiel escudeiro de Bolsonaro. Para a matemática fechar, ou Ciro trai Bolsonaro, ou Caiado não mantém a candidatura. Porque não há a menor chance de o clã apoiar algum candidato que não seja da família ou muito próximo — o que não é o caso do governador goiano.

    Mas há outros nós regionais a serem desatados. Um colega da área de comunicação política lembrou, em um grupo de zap, do caso da Paraíba, onde ambos os partidos teriam pré-candidaturas ao governo já postas e em campos opostos. Realidade que deve se repetir em outros estados.

    Contudo, penso que uma federação PP+UB possa se tornar uma janela de oportunidades para parte dos parlamentares desses partidos, que não se deve desconsiderar, pois podem se utilizar da sua criação como argumento para dar justa causa a um pedido de mudança de partido. Sabemos que a federação por si só não os dá a justa causa, como já manifestado pelo TSE. Mas sabemos também como as coisas funcionam. Cada caso é um caso, cada cenário é um cenário, cada realidade tem lá suas objetividades e subjetividades.

    Quem sabe, com essa federação, partidos aliados do governo não ganhem novas adesões e fortaleçam suas bancadas.

    * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados