A morte anunciada do Brasil, que muito está doente!

Ao receber a notícia logo cedo de que, “em 4 anos, Brasil reduz investimento em educação em 56%; cortes continuam”, uma enorme tristeza abateu-se sobre a minha pessoa. Vamos que vamos que ainda tem Brasil para afundar mais um pouco - se tu e eu, que votamos nessas coisas fúteis que estão no Palácio do Planalto, nos Ministérios e nos Governos de Estado

A morte anunciada do Brasil, que muito está doente!
A morte anunciada do Brasil, que muito está doente! (Foto: Alan Santos - PR)

Ao receber a notícia logo cedo de que, “em 4 anos, Brasil reduz investimento em educação em 56%; cortes continuam” [1], uma enorme tristeza abateu-se sobre a minha pessoa. Talvez minha angústia se some à da outra trágica notícia; de que o jovem professor Júlio César Barroso de Sousa [2], em Valparaíso-GO[3], foi brutalmente assassinado por um de seus alunos no dia 30 último.

Como professor, sabendo de todas as dificuldades que já encontramos para fazer um bom trabalho a educar os filhos de nosso País, resolvi fazer essa pequena síntese abaixo para que NUNCA, nunca mais nos ESQUEÇAMOS das escolhas que fazemos que nos levam a certas "desgraças".

1. Em 2013, multidões foram para as ruas protestar À PEDIDO da Rede Globo e dos grandes MEIOS DE COMUNICAÇÃO. Não sabiam qual era a pauta, qual era o FOCO DA LUTA. Mas como gostam de seguir a ONDA, foram para as ruas um tanto dopados, sem conteúdo, sem análise da real conjuntura política do Brasil.

2. Em 2014, Aécio Neves não aceitou a derrota à Presidência. O deputado Eduardo Cunha (Presidente da Câmara) se uniu a ele e começaram a SABOTAR o País. Somente LEIS IMUNDAS (as chamadas de "Pautas-Bomba") eram aprovadas no Congresso Nacional. E o desemprego aumentava; e o País afundava.

3. Em 2016, novamente "MANIPULADAS", as pessoas pediram o Impeachment da Dilma Rousseff[4]. Portanto, OPTARAM POR ELEVAR O MICHEL TEMER À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, que já se mostrava traidor da chapa que o elegera, inclusive com “outro” Programa de Governo diferente do que a sociedade voltou (a “Ponte Para o Futuro”).

4. No mesmo ano o Temer comprava os fáceis e compráveis Deputados e Senadores “de sempre”, e aprova uma Emenda Constitucional, hoje a EC nº 95, que CONGELAVA por 20 anos todos os investimentos em Saúde, Educação e Seguridade Social. (Pasme: apenas a fim de sobrar dinheiro para pagar os juros aos banqueiros; a chamada Dívida Pública).

5. Em 2017, aprova-se na Câmara e Senado um conjunto de Leis (como a R/Deforma Trabalhista e leis das Terceirizações irrestritas - fim da CLT) que aumentavam ainda mais o DESEMPREGO. Sem emprego, sem dinheiro circulando, sem consumo. Sem consumo, sem produção, sem novos arranjos industriais. Sem produção e emprego, óbvio, sem IMPOSTOS E RECEITAS para Educação, Saúde e, pasme, para Segurança do seu filho na Escola, o lugar que tem entrando gente armada matando professores e alunos. (É difícil para você entender esse fluxo, essa lógica?)

6. Em 2018 você, eu e mais alguns milhões VOTAMOS em nossos Deputados e Senadores que, no Congresso Nacional, VOTARAM CONTRA VOCÊ E EU, trabalhadores/as, e tornaram-se GOVERNADORES de seus estados. Isto é, eles LASCAM O NOSSO CORO e nós os presenteamos com cargos mais altos, mais pomposos.

7. Em 2019 um destes Deputados que VOTOU CONTRA OS TRABALHADORES toma posse como Presidente. Preciso EXPLICAR O QUE VAI ACONTECER ou já deu para  entender? Não espere mais dinheiro para a Educação, para a Saúde. Espere a DOR e o SOFRIMENTO de nossa população aumentando cada dia mais.

8. Em 2020, bem, não tenho como prever o futuro. Contudo, pela interpretação dos fatos, preciso te dizer que estamos bem encrencados e que tudo caminha para ser pior?[5]

O texto tem “gritos” propositalmente saídos da alma, PARA REFLETIR que tipo de CIVILIZAÇÃO VOCÊ QUER; EU QUERO!

Vamos que vamos que ainda tem Brasil para AFUNDAR mais um pouco - se tu e eu, que VOTAMOS NESSAS “COISAS” FÚTEIS que estão no Palácio do Planalto, nos Ministérios e nos Governos de Estado. Além dos fingidos Deputados e Senadores que estão nesse momento ACABANDO COM A TUA PREVIDÊNCIA e a das minhas filhas... NÃO FIZERMOS NADA! Se nossa LUTA não for objetiva e compreendida da conjuntura, não-manipulada, mas estudada por outros viéses.

Talvez seja melhor tu ficar em silêncio para NÃO ACORDAR O GIGANTE, aquele de 2013 que ao despertar só fez ainda mais a gente se danar...

Perdoe-me se o meu DESABAFO te incomoda na alma!

..............................

[1] Reportagem que acessei pelo site do UOL no dia 2 de maio de 2019.

[2] Aproveito para, na pessoa do Júlio, render homenagem a todos os heróis e heroínas que, em sala de aula diariamente, fazem esse País o que é possível para ser uma Civilização digna e humana de verdade. #JúlioPresente!

[3] Cidade que fica no Entorno de Brasília, a 35 km do Congresso Nacional, onde votaram favorável ao fim da Educação do País com a EC nº 95.

[4] Poderia até não ser a melhor presidente do Brasil, todavia, eleita democraticamente, imputarem-lhe um jugo político cruel não deixando que trabalhasse em paz, e a condenaram por crime de responsabilidade sem que a materialidade jurídica fosse provada.

[5] A História é implacável com os erros não-assumidos da humanidade. Não queiramos brincar com a História. Sem educação, sem estudo, somos apenas resto, massa de manobra no jogo. Não flertemos com o atraso cultural. Será nossa própria morte enquanto sociedade, enquanto indivíduos.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247