CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Almeida avatar

Ricardo Almeida

Consultor em Gestão de Projetos TIC e ativista do movimento Fronteras Culturales

24 artigos

blog

As nossas bolhas e as deles

Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Vamos ser sinceros: todo o mundo fala pras suas bolhas... nós e eles! O problema é que as bolhas deles são orgânicas e as nossas são depósitos de informações, muitas delas baseadas na ironia e no esculacho do povo e dos "adversários". Nós não enxergamos as deles e eles invadem as nossas com a utilização de robôs.

Entendo que precisamos compreender os "subterrâneos da internet", além de amadurecer o nosso relacionamento com as pessoas reais. Por exemplo, é preciso trabalhar o tema da esperança (do verbo esperançar) na vida e nas redes sociais. Ou seja, não basta citar o nome de Paulo Freire em vão... É preciso traduzir os seus ensinamentos na prática da liberdade e acreditar (de verdade) que todo o mundo é "sujeito" da sua própria autonomia. Que chamar alguém de "pobre de direita" é arrogante e de uma prepotência sem igual, etc etc etc.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Apesar de algumas limitações, nós conseguimos quase 50% dos votos para presidente e elegemos bons parlamentares nos estados e para nos representar nas disputas que teremos no Congresso Nacional. As decepções e surpresas revelam que ainda não mudamos a nossa forma de dialogar com as pessoas e que as nossas bolhas ainda se alimentam de uma fé abstrata em Lula e em alguns dos(as) nossos(as) candidatos(as).

Concordo que as nossas redes sociais estão mais articuladas e que as caravanas do Lula mostraram que já somos milhões em várias regiões do país. No entanto, creio que ainda estamos muito esperançosos, mas do verbo esperar, focados apenas no passado e/ou na constatação da dura realidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Faltou a gente inserir algumas pautas populares nas nossas bolhas (incluindo a chamada mídia independente) para organizar novos comitês autônomos e convergentes, sempre dentro do possível. Não esqueçam que são as temáticas que convergem e alimentam a esperança do povo, enquanto que as ironias e as constatações apenas revelam o quanto estamos de "salto alto".

Enfim, falta muito pouco para vencermos no segundo turno... E ainda dá tempo para mudar a nossa forma de agir e de dialogar com quem realmente vai decidir: o povo brasileiro.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO