CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Arnóbio Rocha avatar

Arnóbio Rocha

Advogado civilista, membro do Sindicato dos Advogados de SP, ex-vice-presidente da CDH da OAB-SP, autor do Blog arnobiorocha.com.br e do livro "Crise 2.0: A taxa de lucro reloaded".

111 artigos

blog

Bolsonarismo sem Bolsonaro não tem força

"É preciso reconhecer que a extrema direita forjou um líder de massas, sem aceitarmos essa realidade, qualquer análise do fenômeno é capenga", escreve Rocha

Imagem Thumbnail
Silas Malafaia, Jair e Michelle Bolsonaro (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Bolsonaro segue sendo o único líder da extrema direita que mobiliza e tem corações e mentes.

É preciso reconhecer que a extrema direita forjou um líder de massas, sem aceitarmos essa realidade, qualquer análise do fenômeno é capenga.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Essa realidade levou pelo menos uns 10 anos de filtros e tentativas, para essa escolha. O cavalo selado se apresentou para Serra, em 2010, Joaquim Barbosa, em 2012, Aécio, em 2014, Moro em 2017, mas ninguém montou-o com decisão.

O próprio Bolsonaro foi entronizado no controvertido episódio da Facada, algo sobrenatural, que fez dele uma espécie de iluminado, mesmo com uma vida pessoal caótica, todos os “pecados” foram perdoados, a sua elevação tem, também, uma expressão de mitológica, que, no sentido grego, se distancia de bem e mal, mocinhos e bandidos. Mesmo na cosmogonia cristã há uma realidade mítica de perdão aos pecadores, como Maria Madalena, Davi, Salomão, que não seriam exemplos de “cidadãos de família”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dito isso, Bolsonaro encarou perfeitamente o programa de autodestruição do Estado, da Democracia e dos valores da civilização (burguesa) ocidental, pois a fração burguesa, o capital financeiro, se divorcia dos seus irmãos capitalista, não acreditando em Estado de Direito, muito menos Democracia.

Que político poderia encarar um pária político, dizendo-se apolítico? Exercendo o cinismo sem corar, que glorifica a burrice, menospreza a inteligência e todas as normas de comportamento humano ou político, ataque aos Direitos Humanos e de organizações coletivas, como sindicatos, partidos e entidades da sociedade civil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Essa negação do “Sistema” é amplamente aceita porque o Estado de Bem-estar Social ruiu, o que sobrou dele não traz nenhuma esperança de bonança, como emprego, renda, estabilidade e perspectivas para os jovens. A ruptura da educação formal é dado fundamental nessa selva de feras e monstros.

Bolsonaro fez um não governo, assim como Trump e ambos quase foram reeleitos, mesmo com todas as barbaridades continuam influentes e líderes dessa massa ignara. Há dados concretos desse poder de mobilização, aqui, no Brasil, todos os atos convocados por Bolsonaro foram massivos, ele é reconhecido como líder.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os eventos convocados pela extrema-direita, sem Bolsonaro foram fracassadas, ontem, 09.06.24, nem 2 mil pessoas na Paulista em pleno domingo em que a avenida está lotada, a manifestação foi ignorada. Há uma semana,, a Marcha de Jesus, teve o menor público de todas as anteriores, sem a presença e nem o chamado de Bolsonaro.

A extrema direita tem força, mas ao se fundir ao Bolsonarismo e eleger Bolsonaro como líder, criou seus próprios limites, é uma evidência de que não há futuro como linha política determinante, outra, qualquer liderança tem que se submeter ao Bolsonarismo, não existe militância fora dele, isso é um.alerta para Tarcísio, por exemplo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É um alento para o campo democrático,  mas também de muita preocupação.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Relacionados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO