CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Cappelli avatar

Ricardo Cappelli

Ricardo Cappelli é secretário da representação do governo do Maranhão em Brasília e foi presidente da União Nacional dos Estudantes

202 artigos

blog

De Mao para Bolsonaro

Ao comentar o menosprezo de Trump para com o governo Bolsonaro e a subserviência deste, expostas mais uma vez no episódio da OCDE, o colunista Ricardo Cappelli pontua: "Ninguém faz gesto por amor, afinidade ideológica ou respeito ao admirador subserviente. Posição se conquista com força, altivez, independência e estratégia"

(Foto: Reprodução | Reuters | PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Só se espanta com o movimento de Trump quem desconhece a história e os aspectos básicos que movem as relações internacionais. Ignorar o pedido brasileiro de entrada na OCDE foi absolutamente natural na atual conjuntura.

“Quem bate continência já está dominado, recolha-se à sua insignificância sem nos incomodar”, pensou o topetudo com seus botões.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em plena Guerra Fria, enquanto a maior parte da esquerda mundial gritava "Yankees Go Home!", o líder comunista Mao Tsé-Tung abria suas portas para receber o declarado anticomunista Nixon, presidente dos EUA.

A China andava preocupada com a fome de poder da União Soviética na Ásia. O exército vermelho rondava suas fronteiras ao norte. Militarmente inferior, o líder chinês condutor da temida e radical Revolução Cultural, decidiu reatar relações com Washington, para surpresa mundial.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Depois do desastre no Vietnã, interessava a Nixon sinalizar para a opinião pública norte americana uma mudança de postura do país na Ásia. Além disso, uma aliança com o Império do Meio poderia ser estratégica para segurar o ímpeto soviético na região.

Mao e os Russos se tratavam como “camaradas”, exaltavam a revolução e o marxismo, mas na hora de defender o interesse nacional, os chineses foram buscar uma aliança no lado oposto do espectro ideológico.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em resumo: “comunistas, comunistas, negócios à parte”.

A diplomacia triangular inaugurada por Mao e Nixon perdurou com sucesso até o fim da Guerra Fria. Não levou ao corte das relações diplomáticas da China com a União Soviética, nem fez do Império do Meio um enclave do Tio Sam na Ásia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Não importa a cor dos gatos, desde que peguem os ratos” diria Deng Xiaoping. Em política externa, a ideologia é a fumaça, a dança teatral. O que conta mesmo são os interesses nacionais pragmáticos.

Ninguém faz gesto por amor, afinidade ideológica ou respeito ao admirador subserviente. Posição se conquista com força, altivez, independência e estratégia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na arena internacional, a fanfarra não tem vez.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO