CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Jean Wyllys avatar

Jean Wyllys

Jornalista, doutorando em Ciência Política pela Universidade de Barcelona, pesquisador no ALARI at Hutchins Center de Harvard e escritor baiano

59 artigos

blog

Em marcha para o ódio

O que aconteceu nos EUA deveria funcionar como um chamado de atenção também aqui, no Brasil, para que consigamos reagir a tempo e evitar que esse veneno também nos intoxique e nos leve a novas tragédias

O que aconteceu nos EUA deveria funcionar como um chamado de atenção também aqui, no Brasil, para que consigamos reagir a tempo e evitar que esse veneno também nos intoxique e nos leve a novas tragédias (Foto: Jean Wyllys)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A marcha de neonazistas em Charlottesville, nos EUA, empunhando bandeiras do regime de Hitler e dos estados americanos que lutaram contra o fim da segregação racial, escancara o tamanho do perigo que estamos correndo atualmente.

Foram alguns milhares de pessoas que saíram às ruas da cidade, curiosamente sob proteção policial, não para defender qualquer direito social, como a melhoria da educação pública, mas para defender a manutenção de uma estátua em homenagem a um dos símbolos da segregação racial e para expressar seu ódio contra judeus, muçulmanos, LGBT's e a imigração (leia-se a imigração de negros e latinos, já que muitos manifestantes também eram imigrantes ou descendentes), como se fossem essas as causas dos problemas de um país profundamente desigual feito os EUA.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A marcha acabou com cenas espantosas de violência. Um dos manifestantes racistas atropelou propositalmente com seu carro outros manifestantes que repudiavam o evento, deixando pelo menos uma pessoa morta e vários feridos.

O discurso de ódio alimenta monstros que achávamos estarem enterrados no passado mais triste da humanidade. Não é exagero da nossa parte quando o denunciamos e advertimos as consequências sociais, culturais e políticas que ele tem. O que aconteceu nos EUA deveria funcionar como um chamado de atenção também aqui, no Brasil, para que consigamos reagir a tempo e evitar que esse veneno também nos intoxique e nos leve a novas tragédias.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO