CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Hélio Doyle avatar

Hélio Doyle

Hélio Doyle é jornalista, foi professor da Universidade de Brasília e secretário da Casa Civil do governo do Distrito Federal

62 artigos

blog

Governo de Brasília, sim. E do DF também

A mudança da denominação foi feita para mostrar aos brasilienses por nascimento ou adoção que não deve haver distinção entre o Plano Piloto e as cidades, pois a capital da República ocupa todo o retângulo que conforma o Distrito Federal. Preconceituosos, na verdade, são os que querem reduzir Brasília apenas à pequena área central, tirando dos demais habitantes a condição de moradores da capital federal

A mudança da denominação foi feita para mostrar aos brasilienses por nascimento ou adoção que não deve haver distinção entre o Plano Piloto e as cidades, pois a capital da República ocupa todo o retângulo que conforma o Distrito Federal. Preconceituosos, na verdade, são os que querem reduzir Brasília apenas à pequena área central, tirando dos demais habitantes a condição de moradores da capital federal (Foto: Hélio Doyle)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Brasília, a cidade que é a capital da República, é todo o Distrito Federal. Brasilienses são todos os nascidos no território do Distrito Federal, em suas áreas urbanas e rurais. A unidade da Federação denominada Distrito Federal e a cidade de Brasília se confundem.

Há alguns brasilienses, porém, que ainda não entenderam isso e insistem em achar que Brasília é apenas a área central do Distrito Federal, conhecida como Plano Piloto. Restringem a capital federal aos limites da Região Administrativa 1, ou, no máximo, à área tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade, que inclui também o Cruzeiro, o Sudoeste, o Octogonal e a Candangolândia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Essa distorção começou quando o governador Joaquim Roriz resolveu chamar de Brasília a região administrativa que engloba a Asa Sul, a Asa Norte, a Vila Planalto e a Telebrasília, e que a população só chamava de Plano Piloto, ou Plano. Com a contribuição especialmente de políticos e jornalistas mal informados ou recém-chegados à cidade, Brasília passou a ser, para muitos, a área central do Distrito Federal. 

A maioria dos políticos brasilienses ainda tem medo de chamar o Distrito Federal de Brasília. Acham que se falarem em Brasília vai parecer que estão se restringindo ao Plano Piloto, excluindo as demais cidades. E assim contribuem para manter o equívoco.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nesse erro incorre o advogado, jornalista e escritor Wilon Wander Lopes, um reconhecido conhecedor de Brasília e histórico e atuante defensor de Taguatinga. Wilon criticouo governador Rodrigo Rollemberg, nesta página, por ter substituído a denominação Governo do Distrito Federal por Governo de Brasília, atribuindo-a a “motivos marqueteiros”.  E mais: a mudança, segundo Wilon, reavivou um preconceito antigo entre o Plano Piloto e as demais cidades.

Pois é justamente o contrário. A mudança da denominação foi feita para mostrar aos brasilienses por nascimento ou adoção que não deve haver distinção entre o Plano Piloto e as cidades, pois a capital da República ocupa todo o retângulo que conforma o Distrito Federal. Preconceituosos, na verdade, são os que querem reduzir Brasília apenas à pequena área central, tirando dos demais habitantes a condição de moradores da capital federal.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nada há de errado, assim, em termos um Governo de Brasília e um governador de Brasília. A unidade federativa não deixou de ser o Distrito Federal e também não éerrado falar em GDF e governador do Distrito Federal.  É a mesma coisa e o uso de Governo de Brasília em nadaviola a Constituição e a Lei Orgânica. 

Ao falar em Governo de Brasília, o governador Rollemberg não quis agradar aos “malcriados do Plano Piloto e aos “que não queriam deixar as praias cariocas”. Quis mostrar que não deve existir preconceito nem divisões entre o Plano e as cidades, pois tudo é Brasília e somos todos brasilienses.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

*Jornalista e professor da UnB, era chefe da Casa Civil quando foi adotada a denominação Governo de Brasília.    

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO