Tereza Cruvinel avatar

Tereza Cruvinel

Colunista/comentarista do Brasil247, fundadora e ex-presidente da EBC/TV Brasil, ex-colunista de O Globo, JB, Correio Braziliense, RedeTV e outros veículos.

1060 artigos

HOME > blog

Há três anos: “Golpe adentro, temi ser linchada”

'O que vivi naquele dia, as agressões que sofri e o medo que senti', desabafa Tereza Cruvinel sobre a cobertura feita pela jornalista nos atos golpistas

Atos Golpistas de 8 de janeiro de 2023 (Foto: Joedson Alves/Agência Brasil)

Naquele domingo, logo que eu soube do que estava acontecendo em Brasília, corri para a Esplanada dos Ministérios. Uma live estava em curso na TV 247 e decidi que o melhor seria eu fazer algumas entradas ao vivo de lá. Na época alguns disseram que fui voluntarista ou insensata, mas fiz o que mandou meu senso profissional. O que vivi naquele dia, as agressões que sofri e o medo que senti em alguns momentos, relatei no artigo que se segue, publicado então pelo Brasil 247, pelo site da ABI, por outras publicações nacionais, por um jornal do Chile e um da Argentina.

Dois dias depois foi que entendi porque tantos grupos de bolsonaristas me cercavam e me agrediam na Esplanada. Alguém me enviou uma foto minha que circulou entre os grupos de Whatsapp deles, avisando que eu estava “fotografando os patriotas” para serem identificados.  Reproduzo aqui a foto juntamente com o artigo.  

No dia 9, o então ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, fez uma reunião com 12 que relataram ter sofrido violências e agressões durante os ataques aos Três Poderes. Alguns viveram situações mais graves do que eu. A pedido de Pimenta a Polícia Civil abriu um inquérito específico para apurar agressões a jornalistas, mas ele foi encerrado sem que fosse possível identificar os agressores.

tereza-cruvinel
Tereza Cruvinel. Foto: Reprodução

Agora o link do artigo da época.

https://www.brasil247.com/blog/golpe-adentro-quase-linchada

 

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

Artigos Relacionados