CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
José Aníbal avatar

José Aníbal

Senador suplente (PSDB-SP), ex-deputado federal e ex-presidente nacional do PSDB

38 artigos

blog

Impasse político

Enquanto as pessoas sofrem o agravamento das condições de vida, Dilma governa em defesa de si e de seu partido

Presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. 2/9/2015 REUTERS/Ueslei Marcelino (Foto: José Aníbal)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O segundo mandato da presidente Dilma Rousseff chegou prematuramente a um impasse político. Arrastado pela crise ética e sem condições mínimas de liderança e governabilidade, o governo perdeu o foco das questões nacionais para se dedicar exclusivamente à busca de uma improvável sobrevida política.

Depois dos lamentáveis episódios da semana passada, quando órgãos de Estado foram mobilizados para afrontar uma instância de fiscalização e controle da atividade pública, como o TCU, o governo agora concentra seus esforços políticos em tentar judicializar iniciativas indelegáveis do Congresso Nacional.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O impasse é grave, pois revela o descolamento entre a pauta do governo e a agenda da sociedade brasileira -- como a crise econômica e suas evidentes repercussões na vida diária de milhões de cidadãos. Enquanto as pessoas sofrem o agravamento das condições de vida, Dilma governa em defesa de si e de seu partido.

A análise dos vetos presidenciais ligados ao aumento de gastos e a apresentação de medidas de ajuste fiscal -- como a questão previdenciária e mesmo a criação de novas fontes de receita -- estão parados. A crise se agrava, mas nenhuma votação importante para o futuro do país foi realizada nos últimos 30 dias.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A equipe econômica, ao invés de ser blindada e fortalecida pelo governo, vem sendo oferecida em sacrifício ritual aos críticos do ajuste como forma de ganhar tempo e sustentação. O gabinete anti-impeachment nada faz senão distribuir mais cargos, no sentido oposto à austeridade e ao comedimento financeiro necessários.

O ex-presidente Lula, acossado por denúncias cada vez mais consistentes de favorecimento político, pessoal e familiar a partir da promiscuidade sem precedentes com setores do empresariado, amarra sua sobrevivência eleitoral a narrativas conspiratórias cada vez mais fantasiosas e indefensáveis.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Agora os jornais começam também a revelar investigações sobre prováveis vendas de Medidas Provisórias para beneficiar setores específicos. Até a redação final das leis seriam ditadas e aprovadas pelos interessados. Que condições morais tem essa gente para falar em legitimidade ou golpe?

A administração pública virou um subsistema anexado pela ação partidária. É preciso mitigar essa ação tirando poder dos partidos na máquina pública pela radical restrição das carreiras de Estado passíveis de indicação política. Mas atacar essa brecha é atacar a própria forma de governar de Lula e Dilma.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dilma não tem mais condições de se dirigir à Nação como líder dos destinos do país. O melhor que ela poderia fazer é renunciar para abrir espaço a um pacto nacional capaz de viabilizar as reformas estruturais -- econômica, política e administrativa. Sem isso não haverá reforma alguma. E o país seguirá no impasse.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO