CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Adilson Roberto Gonçalves avatar

Adilson Roberto Gonçalves

Pesquisador científico em Campinas-SP

181 artigos

blog

Intenções e votos, insípidos e invisíveis

"Daqui a pouco vão denunciar o governo federal ao Procon porque nem cheiro de representante do povo tem!"

(Foto: Ricardo Stuckert | Abr)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Ao lado de mais uma rodada de pesquisa de intenção de voto, Fernando Haddad em São Paulo também tem forte chance de vencer no primeiro turno. Haddad e Lula vencem no primeiro turno, essa deveria ser a manchete do novo Datafolha. Se é para valorizar a pesquisa de intenção de votos, ainda que dentro das margens de erro, o retrato principal deveria ser mais evidenciado. As nuances quanto ao ainda grande número de não-votos em São Paulo e pequeno crescimento do despresidente são secundárias. Repito algumas das considerações já constantes no artigo anterior À busca do candidato (https://www.brasil247.com/blog/a-busca-do-candidato).

Há que se respeitar o regramento eleitoral, mas o despresidente candidato à reeleição está em campanha desde 1º de janeiro de 2019, o que não é uma situação pacífica, como defendem alguns jornalões que falam que tal período é tempo de paz. Para alguém que rotula de “pedaço de papel” a carta em defesa da democracia, um plano de governo será apenas letra morta para cooptar eleitores, como já fez com os escandalosos auxílios de compra de votos. Porém, sigamos com o otimismo de que os próximos 30 dias possam ser usados para debater o que os candidatos, em todos os níveis e rincões deste país, tenham para ofertar como futuros representantes constitucionais do povo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mesmo assim, há os que defendam que a democracia é relativa. Não, não é. Esses parecem desconhecer a prática bolsonarenta contrária à democracia. Não é simples manifestação de opinião, é agir diuturnamente contra a diversidade política, religiosa, cultural e um longo etc. Quando da falácia da falta de fertilizantes para justificar a invasão de terras indígenas, por exemplo, aquela “mentira plantada” foi mais uma dentre as incontáveis falsidades que sustentam tal desgoverno desde a campanha presidencial de 2018. Bolsonaro não quer desenvolvimento, quer apenas a satisfação pessoal de combater populações indígenas, incômodo que carrega desde a infância. Adentrem um ou outro grupo de WhatsApp que contenha tais interlocutores e mudarão de opinião. Isso se tiverem estômago.

A apreensão de quais são as intenções o que vão fazer as Forças Armadas continua, especialmente com a proximidade do Sete de Setembro. Lembremos que é um contingente suficientemente ocioso, que poderia estar sendo usado para um fim nobre, como a vigilância de fronteiras no combate ao tráfico de entorpecentes, uma vez que não produzimos drogas – quer dizer, produzimos o despresidente que aí está!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por fim, acrescento uma ironia: no início do ano houve perseguição aos fast foods por colocarem apenas aroma naquilo que se pretende ser alimento. Sempre o gosto da embalagem de isopor foi o mesmo do que vem dentro, não entendo por que somente agora acontece a grita. Daqui a pouco vão denunciar o governo federal ao Procon porque nem cheiro de representante do povo tem!

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO