CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Adilson Roberto Gonçalves avatar

Adilson Roberto Gonçalves

Pesquisador científico em Campinas-SP

184 artigos

blog

Jornalões falam do golpe de 1964 e tutela militar

A imprensa, em maior ou menor extensão, continuou a apoiar teses conspiracionistas

Tanques tomam as ruas em abril de 1964. (Foto: Domínio Público)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Dentro do autoproclamado “espaço plural” da Folha de S. Paulo, o artigo de Oscar Pilagallo foi providencial (“Maior parte da imprensa brasileira apoiou golpe de 1964”, de 2/4). Parabéns a ambos, mas há que se considerar que a Folha até pouco tempo atrás chamava o período inaugurado há 60 anos de “ditabranda”. A imprensa, em maior ou menor extensão, continuou a apoiar teses conspiracionistas, denunciando crime inexistente contra Dilma Rousseff e tolerando a ascensão da extrema-direita protofascista de Bolsonaro.

Na mesma toada, um profundo e necessário documento histórico foi registrado nas páginas do Estadão (“Relatos sobre a ruptura”, de 31/3). O jornal teve a coragem de relatar seu posicionamento de apoio e posterior rompimento quanto à ditadura e trazer depoimentos significativos para entendermos aquele trágico momento de nossa história recente. Que a verdade daquele Primeiro de Abril não se transforme na mentira usada por aqueles que querem que a tutela militar volte a reinar. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nesse aspecto, ao menos o STF está reafirmando que não existe “poder moderador” das Forças Armadas. Mas vejamos que as considerações de Rafael Alcadipani em artigo recente para a mesma Folha deveriam ser válidas para outros grupos armados a serviço do povo (“Forças policiais exigem novo arranjo institucional”, de 29/3). Policiais, militares, guardas são todos servidores públicos que devem não apenas proteger quem lhes paga o soldo, mas também responder à população. Enquanto não entendermos e praticarmos isso, estaremos suscetíveis a quarteladas, motins e a exacerbação do pequeno poder do guarda da esquina propulsionado por ideias extremistas.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO