CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Luiz Moreira avatar

Luiz Moreira

12 artigos

blog

Lula e o petismo jurídico

"A prisão de Lula e seu confinamento equivale à tentativa de tirar dele seu marco cultural mais importante. Explico: Lula faz política conversando. Seu confinamento significa uma ruptura com o modo pelo qual ele constitui sua identidade", escreve o jurista Luiz Moreira; "De minha parte, a conclusão que chego é que o petismo jurídico corroeu por dentro a grande expressão popular das esquerdas e, além disso, desestruturou politicamente o PT, comprometendo-o com causas punitivistas e com legislações que submetem a política aos tribunais", afirma o professor em artigo

lula (Foto: Luiz Moreira)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A prisão de Lula e seu confinamento equivale à tentativa de tirar dele seu marco cultural mais importante.

Explico: Lula faz política conversando, refletindo com e na alteridade; é expressão da razão comunicativa de Habermas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Seu confinamento significa uma ruptura com o modo pelo qual ele constitui sua identidade.

Além das questões processuais (prisão em sala de estado maior denota que não houve trânsito em julgado), há imposição de confinamento, sob a alegação de que se trata de resguardo à sua integridade física ou psicológica, mas Lula não carece dessa medida, que, se se fizesse necessária, seria requerida por sua defesa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No que diz respeito ao julgamento de Lula (caso Triplex):
(1) não cabem mais embargos à decisão do TRF 4; pois
(2) os Embargos foram recusados por 3 x 0, eliminando a possibilidade de novos ED's. Nada há mais a ser provido no TRF 4, portanto.

No que diz respeito ao julgamento das ADC's: penso que as ADC's só deveriam ser pautadas quando o ministro Dias Toffoli assumir a presidência do STF.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo se depreende da fala do ministro Marco Aurélio no julgamento do HC de Lula, a ministra Carmen Lúcia se utiliza da presidência para fazer prevalecer suas vontades. Assim, tudo indica que o voto da ministra Rosa Weber foi mudado de última hora, para se dobrar à vontade da presidência. Daí as contradições presentes em seu voto, que a fazem parecer pessoa desligada (o que até angaria empatia). Portanto, é improvável que a ministra Rosa tenha adaptado seu voto à vontade da presidência para alterá-lo uma semana depois.

De minha parte, a conclusão que chego é que o petismo jurídico corroeu por dentro a grande expressão popular das esquerdas e, além disso, desestruturou politicamente o PT, comprometendo-o com causas punitivistas e com legislações que submetem a política aos tribunais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O projeto do petismo jurídico resultou tanto na criminalização das lideranças que construíram o PT quanto na criação de uma estrutura persecutória incompatível com as garantias constitucionais presentes na Carta de 1988, transfigurada, pelos equívocos conceituais, em submissa à jurisdição constitucional, isto é, a constituição passou a ser o que o STF diz que ela é, nos submetendo a decisionismo judicial pleno.

O que se espera?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mantidas as atuais circunstâncias, penso que a tendência é de que Lula sofra condenação atrás de condenação, com penas, em cada um dos processos a que está submetido, em torno de 15 anos. Ainda que sem provas, isso equivale a dizer que pretendem que ele passe o resto de seus dias na cadeia.

Qual a saída?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Constituir novo paradigma jurídico, diverso do atual, em que a democracia não esteja submetida aos tribunais nem aos órgãos de controle.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO