CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ângelo Cavalcante avatar

Ângelo Cavalcante

Economista, cientista político, doutorando na USP e professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG)

190 artigos

blog

O “Dia do Fico” de Rousseff

O mico das manifestações de hoje não derrotam o PSDB, o DEM e parte do PMDB, estes já são derrotados por si só; pela história que possuem; pelos males que já fizeram ao povo desse país. O grande perdedor desse movimento que se esvazia a cada nova quadratura são os mastodontes econômicos da FIESP, é a Rede Globo e o sistema bancário

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Já passa do meio dia, deste domingo, 13 de março de 2016 e com alguma cautela, já é possível analisar com mais precisão e acuidade sobre o significado destas manifestações em favor da "ética" da "moral" e da "família" ocorridas em "todo" o Brasil.

Vejam bem... Eu estava em São Paulo no 15 de março de 2015; fazia disciplinas na Universidade de São Paulo e, no sábado, tinha que ir na Avenida Paulista ver livros para uma disciplina em que havia me matriculado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pra variar, aquele friozinho de garoa, tão típico de São Paulo; quando saio da livraria, vejo na fachada do majestoso prédio da FIESP a imagem glamourosa da bandeira do Brasil e amplamente projetada com aquelas luzes especiais.

Me dei conta de que estava em um lugar especial para compreender o que se passava no meu país; pensei: Avenida Paulista, FIESP, Dilma Rousseff, trabalhismo, PT, 15 de março, crise econômica, Rede Globo... Pronto! Os ingredientes estavam postos para a bolada do dia seguinte.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Me recordei de certo 31/03/1964 quando esta mesma FIESP fora parte intelectual, militante e orgânica fundamental no golpe que desapeava o presidente eleito João Goulart do poder e agora, de novo... Lá estava o grande empresariado de São Paulo, portanto, do Brasil, mais uma vez, articulando contra o povo brasileiro, contra a democracia brasileira e contra o nosso futuro.

O mico das manifestações de hoje não derrotam o PSDB, o DEM e parte do PMDB, estes já são derrotados por si só; pela história que possuem; pelos males que já fizeram ao povo desse país. O grande perdedor desse movimento que se esvazia a cada nova quadratura são os mastodontes econômicos da FIESP, é a Rede Globo e o sistema bancário.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dilma, essa presidente acabrunhada, de fala complicada venceu, sem perceber, apenas respeitando a democracia e seu rito, o triunvirato da dependência econômica, da submissão nacional e da morte política do Brasil, o esquemão Globo/FIESP/Sistema financeiro. Não é qualquer coisa... O que hoje se deu obriga as elites a repensarem imediata e integralmente suas estratégias políticas, suas formas de operação e seus atores políticos.

Tudo mudou! Espero que o PT, o governo de Dilma e a esquerda percebam isso e aprofundem suas relações com os movimentos sociais, com os trabalhadores e com suas militâncias tendo em vistas as necessárias e inadiáveis reformas estruturais e que esse país aviltado precisa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Reforma? De que tipo? Ora... É preciso frear a sangria bancária e o jogo fácil dos juros escorchantes que pauperiza a sociedade; é necessário ampliar o acesso de jovens, adultos e idosos ao ensino superior; programas como o "Minha Casa, Minha Vida" devem, da mesma forma, ser aperfeiçoados e ampliados; é fundamental criar o marco civil das comunicações porque não dá mais para o vodu hipnótico da Rede Globo seguir dominando mentes e corações de nosso povo. Não dá mais!

A economia deve ser re-nacionalizada; lucros não podem sair aos borbotões para outras fronteiras. Esses capitais são fundamentais para o país, para as atividades econômicas do Brasil e para as possibilidades de empreendedorismo. É preciso de mais investimento na infraestrutura nacional e é urgente amortizar parte da oceânica dívida social que o país possui com jovens, crianças, mulheres, negros, deficientes físicos e trabalhadores rurais. Garantir os direitos fundamentais desses segmentos mais vulneráveis pode ser bom começo!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Finalmente, hoje é o "Dia do Fico" de Dilma Rousseff e o tempo das oposições está minguando ao nível do falatório, nada além disso. Talvez seja o momento do governo dar uma guinada para frente e à esquerda.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO