CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Marconi Moura de Lima Burum avatar

Marconi Moura de Lima Burum

Mestrando em Direitos Humanos e Cidadania pela UnB, pós-graduado em Direito Público e graduado em Letras. Foi Secretário de Educação e Cultura em Cidade Ocidental. Trabalha na UEG. No Brasil 247, imprime questões para o debate de uma nova estética civilizatória

142 artigos

blog

O que Bolsonaro quer com “novo” vídeo sobre a Facada?

Bolsonaro sabe que Lula cresce igual massa de pão ao sol; livre, voando baixo e cada dia conquistando mais e mais eleitores

(Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O vídeo que o presidente Bolsonaro publicou nesse dia 14 de fevereiro, ou seja, no período em que começam as discussões mais acirradas para as decisões eleitorais de outubro, como uma comparação, os chamados “blocos de pré-carnaval”, aquecendo para a festa magna, o carnaval em si, possui uma mensagem oculta extremamente necessária ao jogo político, a saber: re-converter, meta-converter, ou “aprisionar” de vez os seus 20, 25% de fanáticos.

Vamos pensar.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Bolsonaro sabe que Lula cresce igual massa de pão ao sol; livre, voando baixo e cada dia conquistando mais e mais eleitores. Sabe também que a 3ª via é um “titanic” que tentam resgatar do fundo do mar para vê se “ainda presta” a navegar nos mares eleitorais do Brasil. Isto posto, há enorme chances de Lula vencer a eleição já no 1º turno (sem salto alto). Portanto, a única esperança para Bolsonaro é impedir que Lula sacramente a eleição na largada e possa ele ao menos disputar os votos indecisos, ou anti-petistas (que votarão no “resto” do primeiro turno), para, quem sabe, buscar uma vitória ele, Bolsonaro, pela diferença de “um nariz” no segundo tempo do pleito eleitoral.

 Bolsonaro sabe que possui um núcleo rígido de eleitores, alienados, pouco esclarecidos do universo da política, doutrinados em seus segmentos. São parcelas significativas no mundo evangélico e em menor proporção, cristãos católicos também. E parte significativa do corpo militar brasileiro, que também representa uma mentalidade (não todos) de um conservadorismo e patriarcado colonial sem precedentes. Ou seja: deixar que pelo menos 30% de eleitores que também pensam assim “cativos” de um “santo”, um “messias” como Bolsonaro, é a diferença que falta para que ele se garanta na disputa de segundo turno e tente vencer com o rancor que ainda paira das narrativas de potência cognitiva desde o Golpe de 16.
Esta frase que sintetiza o vídeo[1] do Bolsonaro, a saber, "Todos nós temos uma missão aqui na terra…", é uma senha para este comando de meta-conversão dos oprimidos que, na paráfrase aos ensinamentos de Paulo Freire, engravidam-se do opressor.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quem assiste ao vídeo vê todo o conjunto semiótico (sentidos) voltados à dor, ao sofrimento, à comoção, entretanto, com a resiliência cristã, usando o nome de Deus  para remeter à dimensão da esperança. Vejamos: são três fortes apelos: i) dor e sofrimento geram – quando nos nossos – empatia; ii) “Deus” é um grande mobilizador de multidões; e iii) esperança é mola mestra na catapulta da existência, e, se pensarmos no momento em que as pessoas sofrem tanto com a pandemia da COVID-19, com a fome e o desemprego, com a polarização de sensações civilizatórias em colisão, ora, a mensagem no vídeo de Bolsonaro, seja este uma nova “mega produção” dos estúdios do Carluxo (filho do presidente), ou seja um vídeo autêntico, isto é, filmado no dia em que Jair fora esfaqueado pelo Adélio Bispo, o fato é que isso tende a “segurar” os seus eleitores desesperados pela chegada tão atrasada do “messias” brasileiro.

Veremos os próximos capítulos dessa novela. Enquanto isso vamos nos divertindo (#SQN) com as fantasias na rua no pré-carnaval eleitoral.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

………………………..

[1] Caso desejes assistir ao vídeo, ou entender melhor esse novo fato da história fétida do Brasil de Bolsonaro, clique aqui: 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

https://www.brasil247.com/brasil/bolsonaro-lanca-video-que-diz-ser-de-2018-da-madrugada-apos-ser-operado-e-apela-de-vez-para-repor-a-facada-na-campanha

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO